Colonialismo na língua portuguesa ainda é "muito romantizado"

A investigadora e escritora Grada Kilomba, que participou hoje no Festival Internacional de Literatura de Berlim (ilb), sublinhou que o colonialismo na língua portuguesa ainda é "muito romantizado", sendo um período da história "glorificado constantemente".

© iStock

Cultura Literatura 14/09/19 POR Lusa

"Falamos de colonialismo, mas ainda não nos apercebemos, pelo menos na língua portuguesa, do que é que esta palavra quer dizer de facto. O colonialismo ainda é muito romantizado. Olhamos para a história colonial quase como um intercâmbio intercultural", destacou.

PUB

No painel 'Decolonizing Genealogies' (Descolonizando Genealogias), a artista, que apresentou a sua primeira obra (Plantation Memories. Episodes of Everyday Racism) precisamente durante o ilb, fez uma introdução na qual explicou o significado da palavra "descolonização".

"Tem a ver com reestruturar, reinventar, com desmantelar aquilo que nós conhecemos, as estruturas, o vocabulário, a linguagem e entrar num espaço, quase como um laboratório, em que nós nos atrevemos a experimentar novas estruturas e novas palavras. (...) Criar algo que muitas vezes a audiência não conhece e fica confusa, não sabe onde colocar. Isso acontece quando estamos num ato de descolonização", exemplificou.

"Descolonizar é precisamente um processo de inquietação", continuou, por seu lado, o escritor angolano Eduardo Agualusa.

"Isso aconteceu em Angola, o processo de independência foi sobretudo uma destabilização interna, em que essas famílias urbanas tiveram de repensar o seu lugar no país. (...) Foi até um confronto cultural entre línguas, onde, no final, a língua portuguesa triunfou. Isso explica porque é que a língua cresceu tanto", referiu o autor.

"Há um processo na língua portuguesa pelo qual ainda não passamos, mas que na Alemanha já aconteceu (...) Negação, culpa, vergonha, reconhecimento e a reparação. É um processo de consciencialização da história. Dentro deste mundo lusófono ainda nos movimentamos na glorificação e na negação da história. Olhamos para a nossa história com orgulho (...) Embora a Alemanha tenha uma história horrenda, lida com a sua história entre a culpa e a vergonha", frisou Grada Kilomba, alertando para a necessidade de "desmontar" a palavra "colonialismo".

Por outro lado, o escritor Luiz Ruffato ressaltou que o Brasil tem "uma série de questões que não foram resolvidas" porque falta uma "reflexão sobre o passado" histórico do país.

"O Brasil não lida com o seu passado, mesmo quando os partidos de esquerda estiveram no poder. Essa questão de enfrentamento com o seu passado violentíssimo, de genocídio, de escravatura (...) Temos uma tendência muito grande de apagamento. Até mesmo nas relações pessoais. Temos um medo imenso de olhar para trás e ver o que somos. Isso faz com que sejamos ainda um país e não uma nação", destacou o autor brasileiro, que antes de qualquer intervenção no ilb, mostra uma bandeira vermelha com a frase 'Lula Livre'.

O ex-Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva está a cumprir uma pena de prisão por corrupção.

"O que mais me incomoda no Brasil e me deixa frustrado, como cidadão e pessoa com muito orgulho em ser brasileiro, é pensar que não conseguimos conversar uns com os outros, olhar nos olhos uns dos outros. E não o conseguimos fazer porque não sabemos enfrentar o passado", lamentou.

O painel 'Decolonizing Genealogies' decorreu no novo edifício James-Simon-Galerie que recebe parte das conferências da 19.ª edição do Festival Internacional de Literatura de Berlim que termina em 21 de setembro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 19 Horas

Três signos que adoram a sua independência

lifestyle Emagrecimento Há 17 Horas

Nutricionista indica cinco motivos (simples) para não conseguir emagrecer

lifestyle Signos Há 11 Horas

Está na lista dos cinco signos mais bondosos do zodíaco?

pais Euromilhões Há 13 Horas

Euromilhões 'engorda' sem totalistas, mas vem um 3.º prémio para cá

mundo Rússia Há 19 Horas

Após ser ajudado, gato vadio vai todos os anos (sozinho) ao veterinário

fama Cristiano Ronaldo Há 23 Horas

Divulgada foto inédita de Ronaldo e Dolores na chegada ao Sporting

desporto Seleção nacional Há 22 Horas

UEFA muda regra e Roberto Martínez terá mais opções durante o Euro'2024

fama Príncipe Louis Há 22 Horas

Aniversário de Louis assinalado com nova fotografia tirada por Kate

pais Euromilhões Há 14 Horas

Será que os 133 milhões são seus? Eis a chave vencedora do Euromilhões

lifestyle Receitas Há 18 Horas

Com dois ingredientes faz uma sobremesa de 'comer e chorar por mais'