Casa das Histórias Paula Rego recebeu 630 mil visitantes em dez anos

A Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, recebeu 630 mil visitantes desde a abertura do museu, há dez anos, feita para acolher um acervo com pintura, desenho e gravura, que reflete o percurso criativo da artista durante 50 anos.

© Global Imagens

Cultura Paula Rego 15/09/19 POR Lusa

Contactada pela agência Lusa, fonte do museu indicou que o aniversário da abertura - a 18 de setembro - será assinalado no fim de semana de 21 e 22 seguinte, com atividades preparadas pelo Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus, integradas numa "programação especial".

PUB

Nesse fim de semana, no sábado, às 15:00, e no domingo, às 11:00, decorrerá a iniciativa "Conta-me Histórias - Por 10 Anos com Histórias...", para crianças com mais de quatro anos, em que várias personagens criadas por Paula Rego são recuperadas, às 10:30, e reinventadas.

No sábado também decorrerá a Oficina de Gravura III, que acontece a par da exposição dedicada à obra gráfica de Paula Rego, "Olhar para dentro", para explorar diversas técnicas usadas pela artista na criação da sua obra gráfica, num programa para diversos públicos.

A Casa das Histórias Paula Rego - inaugurada em setembro de 2009 - alberga uma coleção composta por 620 obras, com o objetivo de preservar e divulgar a obra da artista portuguesa radicada em Londres, no Reino Unido, onde vive e trabalha.

Esta coleção é constituída por pintura, desenho e gravura, reflete o seu percurso artístico, de cerca de 50 anos, e inclui também obras do seu marido, o artista britânico Victor Willing (1928-1988).

A coleção integra ainda uma obra têxtil de grandes dimensões, e parte do seu acervo documental.

Durante o período de dez anos de existência do museu, "a coleção tem vindo a ser alvo de uma excecional internacionalização devido a itinerância de muitas das obras em museus artísticos de referência", nomeadamente, a Pinacoteca de S. Paulo, no Brasil, o Museu de Arte Contemporânea de Monterrey, no México, e a House of Illustration, em Londres, no Reino Unido.

O estabelecimento do acervo deve-se à doação de Paula Rego da totalidade da sua obra gravada, que ascende a 267 exemplares, a que se junta um conjunto inédito de 273 desenhos.

A título de empréstimo, Paula Rego cedeu à Casa das Histórias recentemente 28 pinturas da sua autoria, particularmente da produção dos anos 1980 - as séries "Óperas", "The Vivian Girls", "Dentro e Fora do Mar" -, mas onde pontuam alguns trabalhos emblemáticos dos anos 1960, como "Sempre às Ordens de Vossa Excelência", "Quando Tínhamos uma Casa no Campo", e "Centauro".

Também há obras dos anos 1990, como "Anjo", "Amor", "Entre as Mulheres".

O marido, Victor Willing (1928-1988), está representado com 15 pinturas a óleo, de finais dos anos 1950 - "Aborrecimento Precário" -, dos anos 1970 - "Lugar" -, e com os últimos trabalhos da sua carreira, datados da segunda metade dos anos 1980, "Falhado" e "Ascot".

Acresce ainda uma coleção de 34 desenhos e estudos preparatórios de figura e composição para obras pictóricas executadas nas décadas de 1980 e 1990.

Ainda sobre a programação deste ano, o museu vai realizar um curso de gravura para o público em geral, com mais de 16 anos, a 12 e 26 de outubro, e a 09 de novembro, e a projeção do documentário "A Gravura: Esta mútua aprendizagem", de Jorge Silva Melo, a 16 novembro.

Também está prevista a atividade "Almofada da Paula", o primeiro espetáculo de dança contemporânea inspirado na obra de Paula Rego para a Casa das Histórias.

A performance, com Sylvain Peker e Telma Pereira, prevista para acontecer a 16 de novembro, coloca em diálogo aberto um conjunto de personagens que cruzam as várias décadas de criação da artista.

O edifício da Casa das Histórias foi projetado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, escolhido pela própria por Paula Rego.

Nascida em Lisboa, em 1935, deixou Portugal ainda adolescente, durante a ditadura de Salazar, para fazer os estudos na Slade School of Art, em Londres, cidade onde se radicou e vive há mais de 50 anos.

Única artista mulher do grupo da Escola de Londres, Paula Rego distinguiu-se por uma obra fortemente figurativa e literária, considerada incisiva e singular pela crítica de arte.

Nessa época, Paula Rego conviveu com nomes de destaque da pintura como Francis Bacon, Lucian Freud, Frank Auerbach e David Hockney.

Foi na Slade School of Fine Art, onde frequentou o curso de pintura entre 1952 e 1956, que veio a conhecer o marido, o artista britânico Victor Willing (1928-1988).

Paula Rego foi distinguida em 2010 pela rainha Isabel II, com o grau de Oficial da Ordem do Império Britânico, pela sua contribuição para as artes.

Em 2016 foi-lhe atribuída a Medalha Municipal de Honra da cidade de Lisboa, pela câmara municipal.

Também foi distinguida em 1995 como Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, e, em 13 de outubro de 2004, elevada a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

No passado mês de agosto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse ter a intenção de agraciar a pintora portuguesa, e de se deslocar a Londres para o fazer.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 15 Horas

Abril, sorte mil. Vai correr tudo bem a estes signos até ao final do mês

economia segurança social Há 19 Horas

Afinal, quem tem direito ao Complemento Solidário para Idosos?

economia Mercadona Há 18 Horas

Já se sabe onde (e em que data) a Mercadona vai abrir a 1.º loja este ano

fama Rúben Vieira Há 11 Horas

Rúben Vieira envolveu-se com colega do 'Somos Portugal'

lifestyle Fígado Há 18 Horas

Esteja atento a estes sinais e evite doenças graves no fígado

lifestyle Estudo Há 18 Horas

O hábito que reduz em 23% as hipóteses de vir a ter doenças cardíacas

economia CTT Há 20 Horas

Certificados de Aforro? CTT abrem "cerca de 2.500 novas contas por mês"

lifestyle Alzheimer Há 19 Horas

Alzheimer. Estudo apresenta nova forma de detetar risco

fama Príncipe William Há 18 Horas

Com Kate Middleton a lutar contra cancro, William faz 'promessa'

mundo Israel/Irão Há 19 Horas

AO MINUTO: Ataque no Irão sem vítimas; Explosão em base militar de Bagdad