Onésimo Teotónio Almeida vence Prémio John dos Passos 2019

O livro 'O Século dos Prodígios - A Ciência no Portugal da Expansão', de Onésimo Teotónio Almeida, é o vencedor do Prémio John dos Passos 2019, instituído pela Região Autónoma da Madeira.

© Lusa

Cultura Prémio 13/09/19 POR Lusa

 

PUB

O anúncio foi feito hoje, pelo presidente do júri do prémio, o professor universitário Marcelino de Castro, no encerramento do Congresso Internacional "John Dos Passos Vida e Obra", que terminou na Ponta de Sol, na Madeira.

"O Século dos Prodígios", editado pela Quetzal, reúne um conjunto de ensaios sobre o papel que Portugal e os portugueses desempenharam nos séculos XV e XVI no processo que alguns designam por "primeira globalização", debruçando-se sobre o caráter pioneiro da ciência portuguesa naquela época.

"O nosso século XVI foi, verdadeiramente, um século de prodígios, cheio de inovação, de curiosidades e de especulação", escreve o autor.

Neste livro, Onésimo Teotónio Almeida afasta-se tanto da perspetiva nacionalista, como da indiferença que geralmente marca a historiografia anglo-saxónica, ao ignorar o papel que Portugal teve na história da ciência e do conhecimento, descreve a Quetzal.

Um livro que é uma "revisitação desses anos de ouro da história portuguesa e a revelação de como, durante o 'período da Expansão', surgiu e cresceu um núcleo duro de pensamento e trabalho científico pioneiros, que tornou possíveis as viagens desses séculos -- e dos posteriores", acrescenta a editora.

Durante as últimas décadas, como professor em universidades americanas, Onésimo Teotónio Almeida viu-se no papel de historiador da ciência portuguesa, papel para o qual -- refere na introdução do livro - nem sempre estava tão preparado quanto desejava.

Esta obra já tinha recebido, em novembro do ano passado, o Prémio História da Presença de Portugal no Mundo, da Academia Portuguesa de História. Foi também distinguido com o Prémio Mariano Gago da Sociedade Portuguesa de Autores e o Prémio D. Dinis, da Fundação Casa de Mateus.

Nascido em São Miguel, Açores, em 1946, Onésimo Teotónio Almeida doutorou-se em Filosofia pela Brown University, nos Estados Unidos, e foi diretor de vários departamentos naquela universidade, onde leciona uma cadeira sobre valores e mundividências.

Na Quetzal tem já publicados "Despenteando Parágrafos" e "A Obsessão da Portugalidade".

O Prémio John dos Passos 2019 foi este ano atribuído na modalidade Ensaio.

Instituído em 2007, pelo município da Ponta do Sol, em homenagem ao escritor norte-americano John Dos Passos, autor de "Manhattan Transfer", descendente de portugueses, o prémio foi atribuído apenas em três edições - 2007, 2009 e 2011 - e foi agora retomado pelo executivo regional, no contexto dos 600 anos da descoberta das ilhas da Madeira e Porto Santo.

No encerramento do congresso dedicado a John dos Passos, o presidente do júri destacou a "grande qualidade de quase todas as 21 obras [apresentadas] a concurso" e as razões para a escolha, nomeadamente a "primazia do assunto e matérias tratadas, que respeitaram um tema maior da cultura portuguesa".

A secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, por seu lado, garantiu ser intenção do Governo Regional dar "continuidade" a este prémio, que na próxima edição será atribuído na categoria de Ficção.

Pretende também o Governo Regional aumentar o valor monetário atual de 7.000 euros, "se necessário com recurso a outras instituições, inclusivamente ligadas aos Estados Unidos", para "atrair mais concorrentes e promover ainda mais o nome de John Dos Passos" e a sua ligação à região, lê-se no comunicado da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, hoje divulgado.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 22 Horas

Os três signos que vão sofrer por amor nos próximos dias

mundo Reino Unido Há 10 Horas

Vidente diz que falou com princesa Diana e Rei Carlos III vai renunciar

desporto Exclusivo Há 12 Horas

"Vou voltar a treinar em Portugal. Apontem, não tenho dúvida nenhuma"

pais Montalegre Há 9 Horas

Receberam convocatória para guerra na Ucrânia. Junta fez queixa à GNR

lifestyle Peso Há 12 Horas

Medicamento experimental promete perda de peso em apenas 28 dias

desporto Espanha Há 11 Horas

Dani Alves organiza festa em casa e recebe visitas de amigos encapuzados

pais Lisboa Há 3 Horas

Tornado avistado junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. As imagens

economia IRS Há 13 Horas

Entrega do IRS está mesmo à porta. Fisco recorda dois pontos importantes

politica Governo Há 5 Horas

AO MINUTO: Governo de Luís Montenegro já é conhecido; Partidos reagem

pais Açores Há 8 Horas

Momento raro nos Açores. Ilha Terceira acorda com neve (e não é a única)