Cascais recebe no fim de semana evento sobre sustentabilidade

Um mercado ecológico, palestras e 'workshops' relacionados com a sustentabilidade são algumas das propostas do EcoCascais, um evento que vai decorrer no fim de semana no Museu do Mar e Jardim da Parada, em Cascais.

© Facebook/ Eco Cascais

Cultura Iniciativa 13/09/19 POR Lusa

A iniciativa, que vai na segunda edição, é organizada pela Associação Juvenil Claro em parceria com a Hello Nature e a Câmara Municipal de Cascais.

PUB

Em declarações à agência Lusa, a presidente da associação (nascida do Movimento Claro), Carolina Gonçalves, explicou que o evento pretende dar a conhecer às pessoas alternativas sustentáveis.

"No Eco Cascais deste ano vamos ter um mercado ecológico que reúne várias marcas sustentáveis portuguesas, desde a moda a produtos de cosmética e higiene pessoal, a descartáveis ecológicos e brinquedos para crianças", disse.

De acordo com Carolina Gonçalves, no ecomercado é possível encontrar todos os géneros de roupas e artigos necessários a uma vida quotidiana mais sustentável e sem plásticos.

A presidente da associação destacou também a realização de vários 'workshops' e palestras sobre a sustentabilidade.

"Dentro dos 'workshops', que são gratuitos, destaco alguns inovadores como a transformação de óleo alimentar em sabonetes e a construção de pranchas de surf sustentáveis em madeira", disse.

Carolina Gonçalves destacou também a realização de várias atividades para crianças como, por exemplo, a reciclagem de plástico ao vivo com a transformação em novos objetos.

O evento vai também contar este ano com a presença da fundadora mundial do movimento "Zero Waste", Bea Johnson, que dará uma palestra no domingo.

"Vamos ter também uma palestra sobre economia circular em Portugal e também sobre consumo responsável de pescado, pela bióloga Cátia Nunes", adiantou a representante.

No sábado, ao final do dia, vai decorrer uma sessão de cinema ao ar livre com a exibição do documentário "Ice on Fire", de Leonardo DiCaprio.

O Movimento Claro foi fundado em março de 2018 por três amigas do concelho de Cascais que pretendiam o fim das palhinhas de plástico.

"Hoje trabalhamos com o setor HoReCa (restaurantes), escolas e empresas para promover a sensibilização relativamente aos impactos da poluição dos plásticos nos oceanos", disse.

Atualmente o movimento existe em Cascais, Sintra e Oeiras e Porto.

"Neste momento, a associação tem programas nas escolas públicas e privadas no concelho. Fazemos a sensibilização aos alunos quanto à sustentabilidade", indicou.

O Eco Cascais vai realizar-se pelo segundo ano consecutivo no Jardim da Parada, no Museu do Mar e na Casa da Histórias Paula Rego, no sábado e no domingo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 16 Horas

Os três signos que envelhecem melhor. Será que é um deles?

lifestyle Colesterol Há 19 Horas

Será colesterol alto? Esteja atento a estes sinais nos pés e nas mãos

lifestyle Saúde óssea Há 19 Horas

Se consumir esta especiaria mais vezes, os seus ossos vão agradecer

economia IRS Há 20 Horas

Afinal, como é que o Fisco paga os reembolsos do IRS?

mundo Magnum Há 15 Horas

Plástico e metal em gelados da Magnum? Ingleses devem devolver lotes

lifestyle Signos Há 9 Horas

Signos que já conheceram o amor das suas vidas (mas ainda não perceberam)

pais Torres Novas Há 14 Horas

Detidos na A1 com carro furtado, excesso de velocidade e matrícula falsa

desporto Espanha Há 15 Horas

Meningite mata ginasta de 17 anos no espaço de 24 horas

fama Maria Botelho Moniz Há 17 Horas

Maria Botelho Moniz mostra foto encantadora do filho: "Pudim mais feliz"

desporto Mercado de Transferências Há 15 Horas

Preferiu a Lazio ao Benfica. Agora, só renova se... pagar 100 euros