Magalhães/500 anos: Reis de Espanha inauguram exposição comemorativa

Os reis de Espanha inauguraram hoje em Sevilha 'A viagem mais longa: a primeira volta ao Mundo', a "grande exposição" comemorativa do projeto pensado e iniciado há 500 anos pelo português Fernão de Magalhães e terminado pelo espanhol João Sebastião Elcano.

© Reuters

Cultura Sevilha 12/09/19 POR Lusa

A exposição é a mostra principal de centenas de eventos que vão ter lugar em Espanha ao longo dos próximos três anos para assinalar a viagem de circum-navegação da terra iniciada em 20 de setembro de 1519, em Sanlúcar de Barrameda, no sul de Espanha, e terminada em 06 de setembro de 1522, no mesmo local.

PUB

Fernão de Magalhães, que planeou a viagem que foi financiada pelo reino de Castela, não terminou a expedição, uma vez que morreu nas Filipinas, em 1521, aos 41 anos, tendo esta sido concluída por João Sebastião Elcano.

"Comemoramos a maior epopeia da história", explicou o comissário da exposição Antonio Fernandez Torres, acrescentando que a exposição "é uma homenagem ao espírito explorador do Homem face ao desconhecido".

A mostra reúne pela primeira vez e dá a conhecer ao público os principais documentos e crónicas que durante séculos permitiram o estudo e a análise da primeira viagem de circum-navegação do globo.

Ao todo são exibidas 106 peças e documentos originais pertencentes ao Arquivo Geral das Índias, em Sevilha, e a diversas outras instituições nacionais e internacionais, como o Arquivo Nacional da Torre do Tombo de Lisboa e a Biblioteca da Universidade de Coimbra.

Para os organizadores, "A viagem mais longa" é um "relato inédito da façanha impressionante que mudou definitivamente a história da humanidade", e também rende homenagem ao espírito explorador do Homem e a sua atitude perante o desconhecido.

A mostra está dividida em seis partes que mostram as diferentes fases da viagem: Sonho, Partida, Exploração, Destino, Regresso e Transformação.

Na primeira parte está o documento que faz a crónica da apresentação "histórica" do projeto de Fernão de Magalhães na corte castelhana, que na época se encontrava em Valladolid, hoje capital da comunidade autónoma de Castela e Leão.

"Castela sonhava há já 25 anos em ter uma rota alternativa para chegar às Índias e fazer concorrência às especiarias que os portugueses já comercializavam na Europa e Magalhães forneceu o projeto para que isso fosse possível", explicou à Lusa Antonio Fernandez Torres.

Outro documento importante é a versão castelhana, escrita em português, do Tratado de Tordesilhas assinado em 7 de junho de 1494 entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir o mundo pelos dois reinos.

Da biblioteca da Universidade de Coimbra veio, entre outras peças, uma versão da crónica que António Pigafetta um marinheiro, geógrafo e escritor italiano que acompanhou a viagem e manteve um registo dos acontecimentos.

Na parte final da exposição encontra-se a escultura da Virgem da Vitória, cedida pela Igreja de Santa Ana, do bairro sevilhano da Triana, uma imagem venerada por Fernão de Magalhães e testemunha do juramento dos capitães dos cinco barcos que saíram inicialmente da capital da Andaluzia.

'A viagem mais longa: a primeira volta ao Mundo' pode ser visitada gratuitamente no edifício do Arquivo Geral das Índias, em Sevilha, até 23 de fevereiro de 2020.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 23 Horas

O final do Mercúrio retrógrado traz grandes mudanças para estes signos

auto Limpeza Há 21 Horas

Para deixar as jantes a brilhar só precisa de algo que tem em casa

lifestyle Signos Há 9 Horas

Veja se está na lista dos signos mais livres do zodíaco

fama Filipa de Castro Há 20 Horas

Filipa de Castro recorda caso com Ruben Rua e fala de rumores com CR7

pais IRA - Intervenção e Resgate Animal Há 19 Horas

Animais em estado "esquelético" resgatados no Porto

pais Namíbia Há 20 Horas

Dois portugueses mortos em "acidente grave" com autocarros na Namíbia

pais 25 de Abril Há 8 Horas

AO MINUTO: "50 anos serão ponto de viragem"; Multidão desfila na Avenida

fama Betty Grafstein Há 22 Horas

José Castelo Branco mostra carinhoso vídeo da neta a dar miminhos a Betty

lifestyle Conservação de alimentos Há 22 Horas

Nutricionista partilha cinco 'truques' para conservar abacates

fama José Castelo Branco Há 7 Horas

Polémica! José Castelo Branco protagoniza desacato em restaurante