Gaia tem um Quarteirão da Poesia para espalhar "palavra falada e cantada"

Vila Nova de Gaia tem um novo Quarteirão da Poesia, criado para ser o "coração" da terceira edição do Fórum Internacional FIGaia e a partir do qual a organização quer espalhar, pela cidade, a "palavra falada e cantada".

© iStock

Cultura Vila Nova de Gaia 12/09/19 POR Lusa

.

PUB

Este espaço, entre a biblioteca e o auditório municipal, quer tornar-se numa "nova centralidade" desta cidade do distrito do Porto, funcionando como uma espécie de "ponto de encontro" durante a realização do fórum, que arrancou quarta-feira e decorre até dia 22 de setembro.

Aos palcos e ruas deste Quarteirão da Poesia, foram convocadas as áreas do pensamento, música, teatro, dança e artes visuais para ali, e ao longo de 11 dias, debaterem o desenvolvimento sustentável, a construção da paz e a cooperação em português.

"Este é também um ensaio para uma ideia e uma estrutura que pretendemos que esteja para ficar, articulando as programações da biblioteca e do auditório, numa lógica de facilitação de acesso e melhoramento da comunicação com os habitantes e visitantes da cidade", adiantou a organização em nota à Lusa.

Um dos elementos centrais da programação que materializa o Quarteirão será o segmento Poesia a Abrir, que, na sexta-feira, terá 'Palavras do Cacimbo', do moçambicano Ismael Calliano.

No sábado, e pela primeira vez nos palcos de Vila Nova de Gaia, José Valente e Marta Bernardes fazem encontrar música e palavra e, domingo, o projeto Do Acaso anda 'À Volta do Redemoinho' com poetas, vozes e música.

Até dia 22, a Biblioteca Municipal de Gaia irá abrir-se, assim, para a rua, para partilhar músicos, cantores, poetas e dizedores, numa série de sessões abertas.

Mesmo ao lado da biblioteca, há uma 'Viela Cusca' renovada, que será "mais um palco" para a programação da terceira edição do Fórum; uma seleção de eventos e iniciativas dirigidas a um público alargado e com vontade de participar em vários desafios e interagir com poetas, atores, artistas e os seus trabalhos.

No plano das interações de rua, destaque para uma Bilbiomóvel, uma coleção de brinquedos óticos gigantes que desafiam a perceção dos visitantes e o Videomaton que passa por convidar as pessoas a participar na construção da versão audiolivro da publicação 'Língua de Sal - Antologia Mínima de Língua Portuguesa', que reúne poemas de 70 ilustres figuras líricas, como Fernando Pessoa, António Nobre e Maria Alberta Menéres.

No domingo, na Viela, os Dealema dinamizam uma sessão de 'Slam poetry' com vários convidados e, por seu lado, os Expeão, Fuse, Maze e Mundo Segundo propõem-se interpretar 'a capella' algumas letras da sua autoria, mas também poemas seus e textos de outros autores da sua preferência.

Mesmo ao lado da 'Viela Cusca', o jardim da biblioteca vai receber a Tenda Tartaruga, um espaço dedicado aos mais pequenos onde eles vão poder ouvir contos e poemas ditos por dizedores e contadores de histórias.

Aos sábados e domingos, a Tenda Tartaruga vai ter sessões de histórias e poesia para a infância animadas pelo projeto Encontro do Conto, do Teatro do Ovo.

Aos domingos, a artista, performer e cantora Marta Bernardes apresenta BBB -- Bárbara Boba Brinca, um momento pensado para todos os públicos que mistura poesia contemporânea em português com outras coisas para produzir um espetáculo divertido.

A terceira edição do Fórum Internacional de Gaia (FIGaia) arrancou quarta-feira e, ao longo de 11 dias, vai debater o desenvolvimento sustentável e a construção da paz, num total de 80 ações envolvendo o meio ambiente e a cultura.

 

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Peso Há 22 Horas

O alimento muito apreciado que reduz o apetite e ajuda a emagrecer

lifestyle Massa muscular Há 16 Horas

Cientistas descobrem as frutas perfeitas para ganhar massa muscular

fama Cristina Ferreira Há 19 Horas

Em direto na TVI, convidada diz que "grande amor" de Cristina é o 'ex'

lifestyle Signos Há 14 Horas

O final do Mercúrio retrógrado traz grandes mudanças para estes signos

auto Honda Há 21 Horas

Antigo Honda NSX português de Ayrton Senna está à venda. Preço surpreende

pais Tailândia Há 23 Horas

Portuguesa com "doença mental" causa distúrbios na Tailândia

lifestyle Saúde Há 20 Horas

Médico alerta para os sinais de que não está a consumir fibra suficiente

pais Évora Há 16 Horas

Évora. Pai morre e filho fica ferido após serem atropelados por charrete

mundo EUA Há 17 Horas

Gémeas casam com gémeos e agora filhas (primas) são geneticamente irmãs

pais Namíbia Há 12 Horas

Dois portugueses mortos em "acidente grave" com autocarros na Namíbia