Museu do Chiado inaugura hoje exposição sobre percurso de Sarah Affonso

O percurso biográfico e criativo da artista Sarah Affonso (1899---1983) vai estar em foco numa exposição a inaugurar hoje, às 19:00, no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa.

© Lusa

Cultura Exposição 12/09/19 POR Lusa

'Sarah Affonso. Os dias das pequenas coisas', com curadoria de Maria de Aires Silveira e Emília Ferreira, estará patente na Ala Capelo até 5 de janeiro de 2020, de acordo com o sítio 'online' do museu.

PUB

Esta é uma de duas exposições que celebram os 120 anos do nascimento da artista modernista e recordam a sua vida e obra, realizadas no Museu do Chiado e na Fundação Calouste Gulbenkian, onde se encontra a mostra 'Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho', patente até 7 de outubro.

Embora reconhecida e inscrita na história da arte nacional, a artista Sarah Affonso permanece desconhecida do grande público, e reduzida à imagem de mulher de Almada Negreiros, salienta o museu num texto sobre esta parceria.

No Museu do Chiado, é abordada a formação artística de Sarah Affonso, "revelando uma criadora multifacetada, com obra que vai de uma multiplicidade de registos de desenho à pintura, passando pelo bordado, e que se manifesta também de modo muito particular na relação com a paisagem, intervindo e criando, paisagística e pragmaticamente, o entorno da casa da família" em Bicesse, Cascais.

Última aluna de Columbano Bordalo Pinheiro, na Escola de Belas-Artes de Lisboa, Sarah Affonso partiu em 1924 para Paris, onde frequentou a Académie de la Grande Chaumière.

Na sua segunda estada parisiense, entre 1928 e 1929, expôs no Salon d'Automne, com boa receção crítica, e trabalhou num atelier de modista, executando croquis de moda, prática à qual em Portugal dará continuidade na imprensa.

Ilustradora, na imprensa periódica e para diversos livros de escritores, como Fernanda de Castro, manteve ao longo de várias décadas atividade como pintora, com particular destaque para o retrato.

Foi reconhecida pelos pares e pela crítica, distinguida com o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, em 1944, e organizou várias exposições individuais, nas décadas de 1920 e 1930.

No Museu Calouste Gulbenkian, a exposição 'Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho', patente na Galeria da Coleção do Fundador, com curadoria de Ana Vasconcelos, é dedicada à particular relação da artista com a arte e a cultura popular daquela região, que tão fortemente a marcou desde os anos da sua infância e adolescência, passados em Viana do Castelo.

A exposição do Museu do Chiado contará com a publicação de um livro, uma coedição com a Tinta-da-China, que reunirá vários ensaios inéditos sobre a vida e obra de Sarah Affonso, estabelecendo pontes entre as duas exposições, e reproduzindo a totalidade das obras da autora apresentadas nas duas mostras.

Haverá ainda uma programação dos serviços educativos, específica para ambas as exposições e, em 24 de setembro, realizar-se-á também um colóquio que enfatizará o diálogo entre os dois projetos expositivos, avançando com novos contributos sobre a vida e obra da artista.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia segurança social Há 11 Horas

Afinal, quem tem direito ao Complemento Solidário para Idosos?

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que têm um 'sexto sentido'. Identifica-se?

lifestyle Signos Há 23 Horas

Signos que já conheceram o amor das suas vidas (mas ainda não perceberam)

lifestyle Signos Há 7 Horas

Abril, sorte mil. Vai correr tudo bem a estes signos até ao final do mês

lifestyle Longevidade Há 23 Horas

Três hábitos que podem ajudá-lo a viver (muito) mais tempo

lifestyle Estudo Há 10 Horas

O hábito que reduz em 23% as hipóteses de vir a ter doenças cardíacas

economia Mercadona Há 10 Horas

Já se sabe onde (e em que data) a Mercadona vai abrir a 1.º loja este ano

pais Guardia Civil Há 23 Horas

Camião português apreendido em Espanha. Tinha quase 2 mil kg de amêijoas 

lifestyle Fígado Há 9 Horas

Esteja atento a estes sinais e evite doenças graves no fígado

fama Rúben Vieira Há 3 Horas

Rúben Vieira envolveu-se com colega do 'Somos Portugal'