Exposição de pintura de Adriana Proganó explora os maus comportamentos

Uma exposição de pintura de Adriana Proganó, na qual a artista explora o descontrolo das emoções e dos comportamentos, vai ser inaugurada na quinta-feira, na Galeria da Boavista, em Lisboa.

© iStock

Cultura Exposição 11/09/19 POR Lusa

Intitulada 'Bad Behaviour [Mau Comportamento]', a exposição tem curadoria de Sara Antónia Matos e Pedro Faro, e será inaugurada às 18h00 de quinta-feira, ficando patente até 24 de novembro deste ano.

PUB

A exposição propõe "uma imersão crítica no universo da pintura e da arte, na qual se exploram o descontrolo dos comportamentos e se valorizam os impulsos, a liberdade da ação humana, a desconstrução de cânones e da prática da arte", segundo a galeria.

São apresentadas várias pinturas a óleo sobre tela, numa montagem original animada por vários elementos decorativos e cenográficos, nomeadamente uma 'obra-tapete' e uma 'obra-escada', "que configuram a experiência do espaço e da exposição como instalação", segundo a galeria.

Nas palavras dos curadores, nas pinturas de Adriana Proganó, e na forma como pensa o espaço na pintura, a artista "experimenta até onde pode ir a elasticidade dos corpos e das emoções, o limite da artificialidade, quebrando, de certo modo, uma determinada sensação de tédio na produção cultural".

"O significado de cada uma destas obras e situações propostas, reações a uma ideia de mundo regular, como lugar incompreensível, surge de uma ponderação aparentemente ingénua sobre vários dilemas contemporâneos, questionando os padrões, grelhas e regras a que somos subtilmente submetidos", prossegue a curadoria sobre o conceito das obras.

As suas pinturas são habitadas por figuras em posições aparentemente insólitas ou pouco convencionais, muitas vezes de pernas abertas e saias levantadas, desafiando escrúpulos e pudores sociais.

De nacionalidade luso-italiana, Adriana Proganó nasceu em 1992, na Suíça, e vive e trabalha nas Caldas da Rainha.

Licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD), em 2017, desenvolveu estudos de pintura da Accademia di Belli Arti, em Veneza, durante 2015 e 2016.

Está neste momento a terminar o mestrado de artes plásticas na ESAD.

Realizou a sua primeira exposição individual, 'Garden', na Galeria Lehmann Silva, no Porto, em 2018, e participou em várias exposições coletivas, entre elas, a Bienal de Arte de Cerveira, em 2017, e a exposição 'Take the risk', no Tómas Hipólito Studio, em Lisboa, em 2019.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 23 Horas

Veja se está na lista dos signos mais livres do zodíaco

fama José Castelo Branco Há 21 Horas

Polémica! José Castelo Branco protagoniza desacato em restaurante

pais 25 de Abril Há 23 Horas

Da presença "massiva" ao "espírito corajoso": Os 50 anos do 25 de Abril

auto Alemanha Há 19 Horas

Alemanha multa Continental em 100 milhões de euros por negligência

fama Rita Ferro Rodrigues Há 22 Horas

Rita Ferro Rodrigues confessa: "Tive relacionamentos tóxicos"

pais Namíbia Há 22 Horas

Além das 2 mortes, há 16 portugueses internados após acidente na Namíbia

pais IPMA Há 9 Horas

Queda de neve coloca oito distritos do continente sob aviso amarelo

desporto Manchester United Há 21 Horas

Roy Keane arrasa Bruno Fernandes: "Não ganhou nada na carreira"

fama Big Brother Há 19 Horas

Grandes surpresas no novo ranking de popularidade do 'Big Brother'

fama Herman José Há 9 Horas

Herman José brinca com os fãs. "Dia feliz: descobri que tenho um filho"