Museu de Arte Sacra da Guarda abre até ao fim do ano

O Museu de Arte Sacra da Guarda, projetado para a antiga capela do Seminário Maior, no centro da cidade, vai abrir "até ao fim do ano", garantiu hoje o bispo diocesano.

© Lusa

Cultura Guarda 11/09/19 POR Lusa

"O Museu de Arte Sacra está em bolandas, passo a expressão, para podermos, até ao fim do ano, abri-lo permanentemente", disse hoje o bispo Manuel Felício à agência Lusa, à margem da cerimónia de assinatura de um protocolo de colaboração entre a diocese, a Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas e o Arquivo Distrital local, para apoio técnico na área da gestão de arquivos.

PUB

O futuro museu vai ocupar a antiga capela do Seminário Maior, na rua Alves Roçadas, no edifício onde funcionam o Museu da Guarda e o Paço da Cultura.

O imóvel é propriedade da Igreja desde 1940, mas, em 2008, a Câmara Municipal da Guarda realizou obras de remodelação e de adaptação e entregou-o à diocese para ali instalar o Museu de Arte Sacra.

A diocese tem atualmente a decorrer trabalhos, que são necessários para a instalação do acervo e dos conteúdos do futuro polo museológico, que envolvem a colocação de "luzes" e de suportes, segundo o responsável.

Manuel Felício adiantou à Lusa que a diocese contou com a colaboração de uma técnica da diocese de Viseu que "deu uma ajuda preciosa" no processo que está em curso.

Segundo o bispo da Guarda, o futuro museu estará equipado "com objetos, mas também com indicações, em suporte visual, daquilo que é o panorama cultural da diocese".

"Porque nós não queremos um museu que seja um repositório, um armazém de objetos, mas queremos que seja uma apresentação do que é a diocese e as pessoas depois terem roteiros" que as levem, por exemplo, ao Fundão, a Seia ou a Gouveia, disse.

Segundo o responsável, a diocese pretende que o futuro museu "seja uma base de apoio a um percurso" pela região e "mais um fator" para captar pessoas para o território.

Em relação ao investimento que vai ser feito, por enquanto, Manuel Felício não adianta valores, alegando que a diocese tem por princípio "fazer as coisas conforme há disponibilidade".

Para suportar os custos com a obra, referiu que a diocese está a fazer contactos com mecenas da região e que irá pedir verbas "ao povo".

A diocese da Guarda tem uma área de 6.759 quilómetros quadrados e uma população estimada em 250.000 habitantes, abrangendo paróquias dos distritos de Guarda, Castelo Branco e Coimbra.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Peso Há 13 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Herman José Há 23 Horas

Herman José brinca com os fãs. "Dia feliz: descobri que tenho um filho"

pais IPMA Há 22 Horas

Queda de neve coloca oito distritos do continente sob aviso amarelo

lifestyle Signos Há 3 Horas

Os três signos que mais atraem problemas e dificuldades

fama William e Kate Middleton Há 8 Horas

William e Kate Middleton adotaram novos animais de estimação

auto Mercedes-AMG Há 10 Horas

Afinal, ninguém levou para casa o primeiro Mercedes-AMG One em leilão

lifestyle Plantas Há 10 Horas

Plantas que ajudam a eliminar os cheiros desagradáveis na cozinha

mundo Guerra na Ucrânia Há 8 Horas

Rússia bombardeia comboio com armas ocidentais na Ucrânia

tech WhatsApp Há 11 Horas

WhatsApp vai acabar com uma das maiores queixas da aplicação

lifestyle Signos Há 7 Horas

Três signos que (quase) nunca conseguem esconder as suas emoções