Sinfónica do Porto retoma integral de Tchaikovski na Casa da Música

A Orquestra Sinfónica do Porto volta à música de Piotr Ilitch Tchaikovski, prosseguindo a integral das sinfonias, com a Quarta, a 27 de setembro, e um programa de variações sobre o universo do compositor russo, de Mozart a Arensky.

© Lusa

Cultura Porto 08/09/19 POR Lusa

Depois da digressão pelo país no programa "Orquestra no Património", a Sinfónica regressa a 'casa' para dar continuidade à interpretação de Tchaikovski (1840-1893), desta vez sob a direção do maestro venezuelano Carlos Izcaray, diretor da Orquestra Sinfónica de Alabama e da Orquestra Jovem Norte-Americana.

PUB

Premiado no Festival de Música de Aspen (2007) e no Concurso Internacional de Direção Toscanini (2008), Izcaray tem dirigido orquestras e agrupamentos da América do Sul à Europa, não só em concerto como em óperas.

O trabalho com jovens talentos tem marcado a carreira do venezuelano, que começa também a afirmar-se como compositor, com obras como "Yellowhammer", de 2018, ou "Strike Fugaz", uma encomenda da Human Rights Watch.

Estreada em 1878, pela Sociedade Musical da Rússia, a Quarta Sinfonia de Tchaikovski, que por vezes tem "Destino" como subtítulo, foi inicialmente criticada mas acabou por se tornar numa das mais tocadas daqueles período, um pouco por todo o mundo.

A Casa da Música destaca-a como "um dos melhores exemplos da magistral arte da orquestração de Tchaikovski", como uma obra que atravessa a ideia do destino, viajando entre "a melancolia do entardecer e a ilusão de paz interior, numa alegre festa popular".

O programa "Variações sobre Tchaikovski" arranca pelas 21:00 de dia 27, na Sala Suggia, e abre com "Divertimento K.136", uma das peças deste género mais reconhecidas, da autoria de Mozart.

Segue-se o também russo Anton Arensky, com a obra que dá título ao concerto, escrita um ano depois da morte de Tchaikovski, como forma de tributo, baseada na "Lenda: Cristo No Seu Jardim", uma das 16 "Canções de Criança" do seu compatriota.

Antes da Quarta Sinfonia, é interpretada a peça "Fratres", do estónio Arvo Pärt, escrita para cordas e percussão e cuja progressão sequencial foi usada em vários filmes, como "Haverá Sangue", de Paul Thomas Anderson, "A Essência do Amor", de Terrence Malick, e "O Clube", de Pablo Larraín.

A Sinfónica volta à Quarta Sinfonia de Tchaikovski no domingo, dia 29, num concerto pelas 12:00 dedicado a famílias, apenas com a obra do compositor russo, e comentários de Rui Pereira, coordenador da Orquestra Sinfónica, programador e adjunto da direção da Casa da Música.

Tchaikovski constitui um dos mais destacados nomes do romantismo tardio, e várias das suas composições estão hoje entre as mais frequentemente tocadas por orquestras a nível mundial, ainda que não tenha sido inicialmente bem recebido pela crítica.

Ficou marcado por uma educação de cultura ocidental e pela tardia descoberta da tradição russa. Teve Mozart como compositor preferido e acabou por constituir uma referência de uma geração de músicos, também por ter sido o primeiro na Rússia a dedicar-se exclusivamente à composição.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Reino Unido Há 23 Horas

Câmara ordena descer altura de edifício em... 13 milímetros. Custa 30 mil

pais Caldas da Rainha Há 17 Horas

Decidiu partir 26 retrovisores de carros ao pontapé e com guarda-chuva

pais Desaparecimento Há 22 Horas

Casal desaparecido na Madeira. "Esperamos voltar a ver os seus sorrisos"

lifestyle Signos Há 16 Horas

Três signos que não perdoam nada nem ninguém

lifestyle Dicas e truques de lavandaria Há 22 Horas

Não imagina o que um pouco de vinagre pode fazer por uns ténis encardidos

lifestyle Tosse Há 17 Horas

Tosse persistente? Os conselhos de dois médicos para aliviá-la

pais Mau tempo Há 19 Horas

Caos em Lisboa. Imagens mostram ruas alagadas após chuva intensa

tech Netflix Há 21 Horas

A nova grande série da Netflix pode, afinal, tornar-se uma desilusão

mundo Reino Unido Há 18 Horas

Comprou alfinete por 23 euros e vendeu-o por mais de 11 mil

lifestyle Signos Há 11 Horas

Os três signos que vão sofrer por amor nos próximos dias