Vire as costas a Lisboa e venha conhecer o melhor da Margem Sul do Tejo

São tentações perfeitas para quem procura escapar à confusão da capital.

As pérolas da margem sul do Tejo

A cidade de Lisboa está repleta de belas atrações, que são facilmente reconhecidas por turistas e residentes. No entanto, a outra margem do rio Tejo conta com algumas pérolas que merecem ser exploradas e que são capazes de conquistar qualquer pessoa. Cidades costeiras, paisagens idílicas e praias com o areal branco são apenas algumas das atrações.

Clique e conheça a pérolas da margem sul do Tejo, que merecem a sua visita. 

© iStock / Shutterstock

Cacilhas

Pode ir de ferry até à margem sul do Tejo, numa viagem que demora apenas 10 minutos. Vá até ao Cais do Sodré e embarque num ferry para Cacilhas.

© iStock

Cacilhas

Assim que sair do ferry, vire à direita e caminhe ao longo da antiga avenida. A área costumava ser o lar de diversos armazéns e fábricas conserveiras de peixe.

© Shutterstock

Cacilhas

Tente estar presente durante o pôr-do-sol. É provavelmente o mais belo pôr-do-sol da região de Lisboa, uma vez que tem a cidade, o rio e a ponte como pano de fundo.

© Shutterstock

Cacilhas

À medida que caminha junto ao rio, encontrará dois restaurantes, os estabelecimentos Atira-te ao Rio e o Ponto Final. Qualquer um destes locais é excelente para desfrutar de uma bebida durante o pôr-do-sol.

© Shutterstock

Almada

Caso visite a área durante o dia, caminhe ao longo do passeio até encontrar um elevador panorâmico. Apanhe o elevador até à zona velha de Almada e visite a Casa da Cerca, um centro de artes, com jardins requintados e uma bela vista sobre Lisboa.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 3.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Almada

É óbvio que não se pode esquecer de visitar o icónico monumento do Cristo Rei.

© iStock

Seixal

Caso uma viagem de ferry não seja suficiente, embarque noutro, desta vez com destino ao Seixal. Caminhe junto ao rio e desfrute de um jantar e de agradáveis bebidas no Mundet Factory, o local mais agradável da cidade.

© iStock

Alcochete

Encontrará esta pitoresca vila no outro lado da Ponte Vasco da Gama. Passeie pelas ruas feitas com calçada portuguesa e desfrute da vista sobre o rio.

© Shutterstock

Alcochete

Caso queira fazer compras e esteja à procura de bons preços, vá até ao Freeport Lisboa Fashion Outlet. Uma vez que o centro comercial é ao ar livre, não sentirá que está preso no interior de um centro comercial padrão.

© Freeport

Alcochete

Os amantes da natureza devem visitar a Reserva Natural do Estuário do Tejo. O local é perfeito para a prática de observação de aves. Esteja atento aos flamingos.

© iStock

Costa de Caparica

Situada a uma pequena viagem de carro desde Lisboa, encontrará o local favorito de muitos residentes da capital, durante o verão. A Costa de Caparica é perfeita para quem queira pisar a areia, apanhar banhos de sol e, claro, banhar-se no mar.

© iStock

Costa de Caparica

Caso vá para sul encontrará diversas praias que se estendem ao longo de quilómetros. No norte da Caparica encontrará a Trafaria, uma freguesia piscatória.

© iStock

Trafaria

Desfrute de peixe grelhado, caldeirada ou vá até à Tasquinha do Aires para experimentar bons e tradicionais petiscos. Na Trafaria encontrará ferries que têm Belém como destino.

© iStock

Cova do Vapor

Caso seja aventureiro, dirija-se até esta pequena vila piscatória, localizada entre o rio e o oceano.

© Shutterstock

Cova do Vapor

Certifique-se de experimentar a tradicional bebida 'Cai Bem'. Para quem tenha queda por coisas mais doces, visite o Panicova. Tem aquela que é provavelmente a melhor bola de berlim da região.

© Shutterstock

Lagoa de Albufeira / Meco

Faça-se à estrada e aventure-se no sul. Visite Sesimbra, mas antes de lá chegar faça um desvio para a Lagoa de Albufeira e o Meco.

© Shutterstock

Lagoa de Albufeira

É na Lagoa de Albufeira que encontrará uma tranquila lagoa rasa, perfeita para nadar. O oceano está há poucos metros de distância, por isso pode optar conforme a sua preferência. Na área também poderá observar diversas aves.

© iStock

Meco

O Meco já foi muito conhecido por ser uma praia para nudistas. Mas caso pretenda ficar vestido na praia, não se preocupe, uma vez que há espaço para todos.

© Shutterstock

Meco

O Bar do Peixe é um local popular para quem deseja desfrutar de comida e de bebidas durante o pôr-do-sol. Caso queira comer marisco, opte por ir até ao Celmar ou ao Acacio.

© Shutterstock

Cabo Espichel

Além de contar com belas paisagens, este cabo também tem um santuário e uma igreja do século XV, um farol e até as pegadas fossilizadas de um dinossauro.

© iStock

Sesimbra

A menos de uma hora de viagem de carro de Lisboa, encontra-se Sesimbra. A charmosa vila costeira é o lar de belas praias, de um castelo do século XII e de diversos restaurantes.

© iStock

Sesimbra

Caso procure por qualidade e marisco com bom preço, então vai adorar O Rodinhas. É um dos restaurantes mais movimentados da vila, por isso certifique-se de chegar cedo e prepare-se para ficar à espera que uma mesa fique livre.

© iStock

Sesimbra

Caso pretenda dar um mergulho numa das praias paradisíacas e mais escondidas de Portugal, então vá até à Ribeira do Cavalo. Pode ir a caminhar ou pode embarcar num barco, no porto de Sesimbra.

© Shutterstock

Serra da Arrábida

É entre Sesimbra e Setúbal que está a Serra da Arrábida. É aqui que encontrará algumas das mais belas paisagens e praias do país. A região também é um ponto de observação de golfinhos.

© Shutterstock

Serra da Arrábida

O parque natural serve de residência a um mosteiro do século XVI e a uma base militar. 

© iStock

Serra da Arrábida

Situada numa encosta está a Lapa de Santa Margarida, uma gruta com um santuário, que só está acessível a que vá a pé ou de barco.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 4.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Serra da Arrábida

Deixe-se maravilhar pela calma do local, pelas águas cristalinas, pelo areal branco e pela vegetação exuberante do Portinho da Arrábida, da Praia da Figueirinha e pela Praia de Galapinhos.

© Shutterstock

Setúbal

É no extremo leste da Serra da Arrábida que encontrará Setúbal. A cidade é muitas vezes referida internacionalmente por ter sido o berço de José Mourinho.

© iStock

Setúbal

Certifique-se de que prova choco frito, além de desfrutar de um saboroso Moscatel.

© iStock

Palmela

Palmela é a paragem final desta viagem. Situada no topo de uma colina, esta típica cidade portuguesa é lar de um belo castelo mouro e de ótimos vinhos. 

Veja também: Mergulhe nas mais belas praias de Portugal.

© Shutterstock

Lifestyle Almada 21/08/19 POR Notícias Ao Minuto


A cidade de Lisboa está repleta de belas atrações, que são facilmente reconhecidas por turistas e residentes. No entanto, a outra margem do rio Tejo conta com algumas pérolas que merecem ser exploradas e que são capazes de conquistar qualquer pessoa. Cidades costeiras, paisagens idílicas e praias com o areal branco são apenas algumas das atrações.

PUB

Clique na galeria e conheça a pérolas da margem sul do Tejo, que merecem a sua visita.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Herman José Há 14 Horas

Herman José brinca com os fãs. "Dia feliz: descobri que tenho um filho"

pais IPMA Há 14 Horas

Queda de neve coloca oito distritos do continente sob aviso amarelo

auto Alemanha 25/04/24

Alemanha multa Continental em 100 milhões de euros por negligência

desporto Premier League Há 21 Horas

O (cuidadoso) pedido de Bruno Fernandes que conquistou os adeptos rivais

fama Nuno Homem de Sá Há 19 Horas

Indireta para Nuno Homem de Sá? "Lugar dessa gente é na prisão"

lifestyle Peso Há 4 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

pais 50 Anos/25 Abril Há 13 Horas

Queria ir e foi. 'Celeste dos Cravos' desfilou na Avenida (e há imagens)

fama Ruben Aguiar Há 22 Horas

Mulher de Ruben Aguiar reage à condenação: "Já sofreu o suficiente"

fama Realeza britânica Há 17 Horas

Estes são os membros menos populares da família real britânica

pais Criptomoedas Há 4 Horas

Fundador de site de criptomoedas detido em Lisboa por branquear fortunas