O que torna os humanos tão especiais para os mosquitos?

Saiba o que leva os mosquitos a picarem-no.

O que torna os humanos tão especiais para os mosquitos?

Sente que é um verdadeiro alvo para os mosquitos? Além de serem um incómodo para muitas pessoas, estes insetos também podem transportar doenças mortais, o que os torna temíveis em vários locais do mundo. No entanto, os mosquitos parecem ter uma preferência por determinadas pessoas em detrimento de outras. Qual será a razão que está por trás disto?

Há quem diga que estes insetos têm uma maior atração pelas pessoas mais doces, mas será esta a razão que leva muitas pessoas a terem o corpo coberto por picadas? Na verdade existem diversos motivos que fazem com que que estes insetos ataquem constantemente determinadas pessoas. 

Curioso? Clique e surpreenda-se com as razões que levam os mosquitos a adoraram a pele dos humanos.

© iStock

Pele deliciosa

Tal como as pessoas, que têm um prato favorito, também os mosquitos têm as suas preferências. Existem pessoas que simplesmente são mais deliciosas que outras. 

© iStock

Pele deliciosa

Estima-se que 20 por cento da população humana seja extremamente atraente para os mosquitos.

© iStock

Adoram o suor

Aparentemente, quanto mais transpirar mais atraente se tornará para os mosquitos. Um cocktail de ácido lático, ácido úrico e amónia tornam-no irresistível.

© iStock

Ácido lático

Os mosquitos sentem-se muito atraídos pelo ácido lático. Estes insetos têm recetores nas antenas, o que permite-lhes detetar o odor do ácido lático.

© iStock

Bactérias

As bactérias presentes na pele podem ser irresistíveis para os mosquitos. A flora da pele (os microorganismos que lá vivem) podem ser muito saborosos para os insetos.

© iStock

Bactérias

Na verdade, um estudo mostra que a microbiota pode determinar o quão deliciosa a sua pele poderá ser para os mosquitos.

© iStock

DNA

São os genes que determina a diferença nos químicos produzidos pelo corpo e que atraem os mosquitos.

© iStock

DNA

Sim, poderá ter herdado alguns genes extremamente saborosos para os mosquitos.

© iStock

Dióxido de carbono

O dióxido de carbono emitido por si poderá afetar a atração dos mosquitos pelo seu corpo. Sim, eles conseguem detetá-lo.

© Shutterstock

Dióxido de carbono

Como é que estes insetos fazem isso? Estes têm uma espécie de radar para o dióxido de carbono, o que acaba por guiá-los.

© iStock

Elevada temperatura do corpo

Quando a temperatura do corpo está elevada, por exemplo quando acaba de praticar desporto, os mosquitos sentem uma maior atração por si.

© iStock

Elevada temperatura do corpo

Isto acontece porque o corpo está quente, o que leva a que o sangue corra junto à superfície da pele. Isto pode traduzir-se num banquete para os mosquitos.

© iStock

Tipo de sangue

Infelizmente não existe nada a fazer sobre isto. Os mosquitos simplesmente sentem-se mais atraídos por determinados tipos de sangue.

© iStock

Tipo de sangue

Um estudo sugere que os mosquitos têm preferência pelas pessoas com sangue do tipo O.

© iStock

Cerveja

Esta é uma das razões que faz com que os mosquitos estejam presentes em churrascos. Aparentemente, quando bebe cerveja torna-se mais atraente para os mosquitos.

© iStock

Cerveja

De acordo com um estudo, beber apenas uma cerveja poderá ser o suficiente para torná-lo irresistível para estes insetos.

© iStock

Grávidas

Muitos mosquitos machos são vegetarianos, o que faz com muitos mosquitos fêmeas tenham de procurar por sangue para obterem a proteína necessária para fazer os ovos. É devido a isso que as grávidas acabam por ser uma boa ajuda para os mosquitos fêmeas.

© Shutterstock

Grávidas

As grávidas têm uma temperatura corporal superior e também emitem mais dióxido de carbono, o que torna-as num alvo mais apetecível para os mosquitos.

© Shutterstock

Grávidas

Segundo um estudo, uma grávida tem duas vezes a probabilidade de vir a ser picada por um mosquito, quando comparada a uma mulher que não está grávida.

© iStock

Moda

Os mosquitos têm mais facilidade em detetar cores escuras. Estas combinam melhor com o movimento, sendo assim um alvo mais fácil. O preto, o azul e outras cores escuras podem ser prejudiciais para si.

© iStock

Moda

Por outro lado, o branco, o bege e outras cores mais claras poderão ajudá-lo a passar despercebido.

© iStock

Moda

Em 2010, alegadamente, uma mulher na Tailândia terá sido desencorajada a utilizada leggings pretas devido ao maior risco de vir a contrair dengue através das picadas dos mosquitos.

© Shutterstock

Repelente

Apesar do odor pouco agradável, a utilização de repelente poderá parecer uma aposta segura, certo? No entanto, existe um pequeno problema relacionado com esta utilização.

© iStock

Repelente

À semelhança das bactérias, os mosquitos conseguem facilmente desenvolver resistência a determinados repelentes. Isto poderá levar apenas algumas horas.

© iStock

Dieta

Poderá ter ouvido a teoria de que o alho poderá funcionar como um bom repelente para insetos. Fique a saber que isto é apenas um mito.

© iStock

Dieta

O mesmo acontece com a utilização de vitamina B12 como um repelente natural contra mosquitos.

© iStock

Reação alérgica

Algumas pessoas sofrem verdadeiramente quando são picadas por mosquitos. No entanto, isto não significa que tenham uma maior tendência de virem a ser picadas. Isto simplesmente significa que estas têm uma maior sensibilidade às picadas.

© Shutterstock

Reação alérgica

Quando é picado por um mosquito, o seu corpo tem uma reação alérgica e produz histamina, o que poderá dar origem a urticárias e comichões.

© iStock

O que pode fazer?

Como pode ver, não há muito que possa fazer para fugir às picadas dos mosquitos. Tente optar pelas roupas certas, utilize repelente, evite a ingestão de cerveja, mantenha-se fresco e tente não transpirar.

© iStock

Veja também

Saiba como fugir das doenças que atacam no verão!

© iStock

Lifestyle Picadas de mosquitos 21/08/19 POR Notícias Ao Minuto


Sente que é um verdadeiro alvo para os mosquitos? Além de serem um incómodo para muitas pessoas, estes insetos também podem transportar doenças mortais, o que os torna temíveis em vários locais do mundo. No entanto, os mosquitos parecem ter uma preferência por determinadas pessoas em detrimento de outras. Qual será a razão que está por trás disto?

PUB

Há quem diga que estes insetos têm uma maior atração pelas pessoas mais doces, mas será esta a razão que leva muitas pessoas a terem o corpo coberto por picadas? Na verdade existem diversos motivos que fazem com que que estes insetos ataquem constantemente determinadas pessoas.

Curioso? Clique na galeria e surpreenda-se com as razões que levam os mosquitos a adoraram a pele dos humanos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Peso Há 15 Horas

O alimento muito apreciado que reduz o apetite e ajuda a emagrecer

fama Cristina Ferreira Há 12 Horas

Em direto na TVI, convidada diz que "grande amor" de Cristina é o 'ex'

lifestyle Massa muscular Há 9 Horas

Cientistas descobrem as frutas perfeitas para ganhar massa muscular

economia supermercados Há 19 Horas

"Campanha é enganosa". O que se passa (afinal) entre Pingo Doce e Lidl?

auto Honda Há 15 Horas

Antigo Honda NSX português de Ayrton Senna está à venda. Preço surpreende

pais Tailândia Há 17 Horas

Portuguesa com "doença mental" causa distúrbios na Tailândia

pais Évora Há 10 Horas

Évora. Pai morre e filho fica ferido após serem atropelados por charrete

lifestyle Saúde Há 14 Horas

Médico alerta para os sinais de que não está a consumir fibra suficiente

pais Namíbia Há 5 Horas

Dois portugueses mortos em "acidente grave" com autocarros na Namíbia

pais Caso das gémeas Há 15 Horas

Marcelo de relações cortadas com o filho após polémico caso das gémeas