Londres desaconselha iraniano-britânicos de viajarem para o Irão

O Governo de Londres aconselhou hoje os iraniano-britânicos a evitarem deslocar-se ao Irão devido aos riscos de "detenção arbitrária" e de "maus tratos" na República islâmica.

© Reuters

Mundo Reino Unido 17/05/19 POR Lusa

 

PUB

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico Jeremy Hunt "desaconselhou a partir de agora qualquer viagem ao Irão aos detentores de dupla nacionalidade britânica e iraniana", porque "correm um risco mais elevado de detenção arbitrária e de maus tratos" que os detentores de outras nacionalidades, situação que considerou de "inaceitável".

"Apesar de o Reino Unido ter admitido a resolução do problema em diversas ocasiões, a conduta do regime iraniano agravou-se", lamentou o chefe da diplomacia britânica que disse ter tomado a decisão de rever os conselhos aos viajantes, após ter "esgotado todas as restantes opções".

"Os riscos pelos quais [os iraniano-britânicos] estão confrontados incluem a detenção arbitrária e a ausência de acesso aos direitos fundamentais, como vimos no caso de Nazanin Zaghari-Ratcliffe, separada da família desde 2016".

Funcionária da Fundação Thomson Reuters ligada à agência noticiosa canadiano-britânica com o mesmo nome, Nazanin Zaghari-Ratcliffe, de 40 anos, foi detida num aeroporto no Irão em 2016 após ter visitado a sua família.

Em setembro de 2016 foi condenada a cinco anos de prisão por participação em manifestações em 2009 destinadas a derrubar o regime, o que desmente. Londres concedeu-lhe proteção diplomática em março.

O ministro também apelou à "prudência" dos cidadãos iranianos residentes no Reino Unido que regressem ao Irão para visitar familiares ou amigos, "em particular quando o Governo iraniano pode considerar que têm ligações pessoais com as instituições britânicas ou o Governo britânico".

O ministro precisou que o Governo iraniano não reconhece a dupla nacionalidade e caso uma pessoa com dupla nacionalidade iraniana e britânica seja detida no Irão, a possibilidade de apoio consular é extremamente limitada.

Estas declarações surgem num clima de tensão entre Londres e Teerão.

Para além do caso de Zaghari-Ratcliffe, muito mediatizado, uma empregada iraniana do British Council, identificada como Aras Amiri pelo centro cultural britânico, foi condenada a dez anos de prisão por espionagem. Este último caso foi considerado na quarta-feira de "extremamente chocante" pela primeira-ministra Theresa May.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 18 Horas

É muito provável que estes signos fiquem ricos ainda este ano

pais Indonésia Há 18 Horas

Portugueses apanhados após Rui agir de forma suspeita na Indonésia

fama Nuno Eiró Há 15 Horas

Nuno Eiró confirma relação. "Queres que seja para a vida toda"

lifestyle Signos Há 12 Horas

Está na lista dos signos que vão receber boas notícias em breve?

fama Kate Middleton Há 19 Horas

Porque é que Kate Middleton revelou cancro sozinha (sem William)

pais Açores Há 23 Horas

Momento raro nos Açores. Ilha Terceira acorda com neve (e não é a única)

pais Lisboa Há 18 Horas

Tornado avistado junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. As imagens

mundo EUA Há 19 Horas

Comandante lançou âncora para tentar evitar choque com ponte de Baltimore

politica Governo Há 20 Horas

AO MINUTO: Tudo sobre o novo Governo; Partidos (e não só) reagiram

mundo Amor Há 20 Horas

Foram o primeiro amor um do outro. 70 anos depois, casaram-se