PSD/Açores não se deixa "intimidar" por Rui Rio e eventuais processos

A secretária-geral do PSD/Açores disse hoje que a estrutura regional não se deixa "intimidar" por um eventual processo disciplinar do líder social-democrata, tendo sido dada indicação aos militantes para votarem de forma "útil" nas eleições europeias.

© Global Imagens 

Política Europeias 19/03/19 POR Lusa

 

PUB

Sabrina Furtado, que confirmou que o PSD/Açores não vai fazer campanha eleitoral para as europeias, declarou que a "defesa dos superiores interesses dos Açores está acima de tudo" e "só depois" surge o partido.

A dirigente promoveu hoje uma conferência de imprensa em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, para apresentar as conclusões da reunião da Comissão Permanente do PSD/Açores.

Para a secretária-geral social democrata, a haver processo disciplinar por parte do líder do PSD, Rui Rio, um só não bastará: "terão de ser dezenas de processos disciplinares a dirigentes do PSD/Açores, porque estamos juntos".

De acordo com Sabrina Furtado, ao não integrar Mota Amaral em lugar elegível na lista do partido para o Parlamento Europeu, Rui Rio promoveu um "declarado e consciente ataque à autonomia dos Açores".

O líder nacional queria que o fundador do PSD e antigo presidente da Assembleia da República figurasse em oitavo lugar na lista, posição que, a avaliar pelas sondagens, não será elegível.

Mota Amaral e a estrutura regional do PSD recusaram aceitar o lugar indicado por Rui Rio e os Açores não indicaram nenhum outro nome para a lista nacional, o que acontece pela primeira vez em cerca de 30 anos.

Tradicionalmente, tanto o PS como o PSD asseguram lugares elegíveis para os Açores, mas desta vez o socialista André Bradford será, ao que tudo indica, o único com origem na região com assento no Parlamento Europeu.

Sabrina Furtado referiu que o líder nacional do partido ao afirmar que "esta lista tem todas as regiões do país representadas", desde o norte, ao centro, ao sul, autarcas sociais-democratas, TSD e JSD, "deixou claro o respeito que tem pelas ilhas, em especial pelos Açores".

Considerando que o PSD "não começa, nem acaba com Rui Rio", nem a defesa dos Açores "começa ou acaba nas eleições europeias", a dirigente acrescentou que o partido nos Açores está a trabalhar para avançar com a proposta de criação de um círculo eleitoral dos Açores ao Parlamento Europeu, que deve contemplar, pelo menos, dois eleitos pela região.

Os sociais-democratas açorianos pretendem que, desta forma, "no futuro, nenhuma estrutura de qualquer partido" na região tenha que "andar de mão estendida à boa vontade de Lisboa ou Porto".

Hoje, em coluna de opinião publicada na imprensa açoriana, Mota Amaral acusou a direção nacional do partido de lançar "borda fora" um "compromisso estrutural e histórico" com as autonomias dos Açores e da Madeira.

"O presidente do PSD, quando se deslocou aos Açores, na fase de campanha para as eleições internas para a liderança, expressamente respondeu, em sessão pública, que manteria a tradição de haver um candidato dos Açores em posição elegível na lista para o Parlamento Europeu. A sua credibilidade política fica assim debilitada perante os militantes, simpatizantes e potenciais eleitores do PSD na Região Autónoma dos Açores", sublinhou o histórico social-democrata.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 17 Horas

Os três signos que envelhecem melhor. Será que é um deles?

lifestyle Colesterol Há 20 Horas

Será colesterol alto? Esteja atento a estes sinais nos pés e nas mãos

lifestyle Saúde óssea Há 19 Horas

Se consumir esta especiaria mais vezes, os seus ossos vão agradecer

economia IRS Há 21 Horas

Afinal, como é que o Fisco paga os reembolsos do IRS?

mundo Magnum Há 16 Horas

Plástico e metal em gelados da Magnum? Ingleses devem devolver lotes

lifestyle Signos Há 9 Horas

Signos que já conheceram o amor das suas vidas (mas ainda não perceberam)

pais Torres Novas Há 15 Horas

Detidos na A1 com carro furtado, excesso de velocidade e matrícula falsa

desporto Espanha Há 15 Horas

Meningite mata ginasta de 17 anos no espaço de 24 horas

fama Maria Botelho Moniz Há 18 Horas

Maria Botelho Moniz mostra foto encantadora do filho: "Pudim mais feliz"

desporto Mercado de Transferências Há 16 Horas

Preferiu a Lazio ao Benfica. Agora, só renova se... pagar 100 euros