Mesquita Nunes renuncia ao cargo de vice-presidente do CDS

O centrista optou por abandonar o cargo no partido liderado por Assunção Cristas para se dedicar à Galp.

© Filipe Pinto / Global Imagens

Política Partidos 18/03/19 POR Patrícia Martins Carvalho

Adolfo Mesquita Nunes demitiu-se da função de vice-presidente do CDS numa carta enviada, este fim de semana, a Assunção Cristas.

PUB

A notícia é avançada, esta segunda-feira, pelo semanário Expresso e já foi confirmada pelo Notícias ao Minuto junto de fonte oficial do partido.

Esta saída da direção do CDS não é propriamente uma novidade, pois Mesquita Nunes havia recebido e aceitado o convite endereçado por Paula Amorim para ser administrador não-executivo da Galp.

E já em 2016, quando aceitou o desafio de Assunção Cristas, tinha deixado claro que a sua opção de futuro seria a sua carreira profissional, em detrimento da sua atividade política.

Esta opção é agora tomada, mas apenas em parte, pois Mesquita Nunes vai continuar a coordenar o grupo Portugal com Futuro - que irá apresentar uma proposta de programa eleitoral à líder centrista - bem como continuará a ser o vereador do partido da Câmara Municipal da Covilhã até 2021.

Na missiva em que oficializou o seu pedido de demissão, Mesquita Nunes explicou que a nova função na Galp vai roubar-lhe tempo que considera necessário para melhor desempenhar o cargo de vice-presidente do CDS, em especial numa altura em que se aproximam as eleições - europeias e legislativas.

Esta atitude, garante o centrista, é o "reflexo" daquela que "sempre" foi a sua "forma de estar na política".

Face a esta decisão, Assunção Cristas disse ao Expresso que lamenta a saída do seu 'vice', dizendo também que a compreende. "É uma perda, no sentido em que o Adolfo é ótimo e deixa de ser vice-presidente, mas seria mais preocupante se ele não pudesse preparar o programa eleitoral, que é o trabalho mais relevante que ele está a fazer do ponto de vista partidário”, explicou a líder centrista também em declarações ao Expresso.

A decisão de aceitar o convite para ser administrador não-executivo da Galp foi alvo de críticas. Também neste último fim de semana, um artigo de opinião publicado no jornal Público descrevia a escolha de Mesquita Nunes como uma forma de "fazer parte de um dos grupos mais perniciosos do regime português: o dos ex-políticos transformados em lobistas ao serviço de interesses privados, aproveitando (e alimentando) o terrível sistema de portas giratórias entre a política e os negócios que há décadas impede Portugal de ser um país mais justo, exigente e meritocrático". 

Mesquita Nunes, recorde-se, chegou à direção do CDS pela 'mão' de Assunção Cristas, quando esta sucedeu a Paulo Portas na liderança do partido.

Antes havia sido secretário de Estado do Turismo entre 2013 e 2015 (XIX Governo Constitucional), chefe do gabinete do Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território (XVI Governo Constitucional), adjunto da secretária de Estado da Segurança Social (XV Governo Constitucional) e assessor de vereador da Câmara Municipal de Lisboa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

pais IPMA Há 17 Horas

Dez distritos de Portugal sob aviso amarelo de chuva este sábado

lifestyle Truques de Cozinha Há 21 Horas

É assim que deve guardar o louro para garantir que não estraga

desporto FC Porto Há 19 Horas

Pinto da Costa e a queda do FC Porto na Youth League: "Alguns atletas..."

lifestyle Pele Há 22 Horas

Dicas para 'salvar' a pele e evitar (ao máximo) a flacidez

pais Coimbra Há 21 Horas

Mais de 800 quilos de carne apreendidos em operação na Figueira da Foz

fama Mandisa Há 23 Horas

Morreu Mandisa, concorrente do 'Ídolos' e vencedora de um Grammy

fama Rúben Aguiar Há 22 Horas

Rúben Aguiar condenado a cinco anos e meio de prisão efetiva

lifestyle Moda Há 18 Horas

Não tem um vestido em linho para os dias quentes? Espreite o novo da H&M

lifestyle Saúde Há 22 Horas

Especialista revela o que deve comer (e quando) para proteger o intestino

desporto Benfica Há 9 Horas

Rui Costa furioso na bancada: Despedimento de Schmidt em cima da mesa