Exposição de Paula Rego em Paris visitada por mais de 183 mil pessoas

A exposição da pintora portuguesa Paula Rego no Museu de l'Orangerie, em Paris, recebeu cerca de 2.350 pessoas por dia desde a abertura, em outubro, até ao encerramento, no início de janeiro, disse hoje a diretora da instituição.

© Lusa

Cultura Artistas 21/01/19 POR Lusa

"A boa surpresa é que não só a adesão é boa - mais de 183 mil pessoas passaram pela exposição -, mas acima de tudo é a receção da crítica e da imprensa, que tem sido excelente. Podemos ficar muito satisfeitos com o acolhimento que esta artista, um pouco desconhecida em França, teve e também no passa-palavra entre o público que veio à exposição", afirmou a diretora do Museu de l'Orangerie e também curadora da exposição, Cécile Debray, em declarações à agência Lusa.

PUB

A exposição de Paula Rego em Paris esteve aberta ao público 77 dias, entre 17 de outubro e 14 de janeiro, e foi, durante esse período, visitada por mais de 183 mil pessoas.

Em 2018, o museu bateu mesmo o recorde de visitantes, recebendo mais de um milhão de pessoas. Este é o museu que abriga as telas gigantes de nenúfares de Monet e tem ainda uma coleção permanente com obras de Picasso e Matisse, entre outros.

Esta foi a primeira grande mostra do trabalho de Paula Rego na capital francesa, algo que surpreendeu os visitantes do museu e despertou um interesse renovado pelo trabalho da artista.

"Há agora mais do que uma curiosidade, houve quase um choque não só devido ao poder da sua obra, mas com o porquê de não se conhecer melhor esta artista em França. Vários visitantes e também críticos questionaram mesmo o porquê de se ter esperado tanto tempo para fazer uma grande exposição como esta sobre Paula Rego", disse a diretora.

Para além da exposição, o museu organizou também um ciclo de conferências e cinema à volta da artista, mostrando outras perspetivas sobre a sua vida e a sua obra que teve sempre salas repletas.

"A sua obra torna-a muito atual. Se ela mostrasse apenas um lado mais doce da vida, o interesse não seria o mesmo. A sua atualidade vem exatamente da maneira como ela aponta o dedo, a maneira como ela trata a condição feminina, mas também as relações entre os homens e as mulheres, entre os adultos e as crianças", explicou Cécile Debray.

Para o futuro, a diretora do Museu de l'Orangerie espera que a exposição sirva como um "novo sopro" à obra de Paula Rego: "Penso que há desde já uma repercussão em Inglaterra, com uma tomada de consciência desta artista que veio da Escola de Londres. E adoraria que ela também fosse mostrada nos Estados Unidos. A ideia desta exposição foi sempre dar um novo sopro à sua obra".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 15 Horas

Três signos que adoram a sua independência

economia Seg. Social Há 22 Horas

Quase quatro em cada 10 pensionistas têm reforma inferior ao valor mínimo

lifestyle Emagrecimento Há 14 Horas

Nutricionista indica cinco motivos (simples) para não conseguir emagrecer

lifestyle Saúde Há 22 Horas

Estudo revela as profissões que aumentam o risco de declínio cognitivo

lifestyle Saúde Há 23 Horas

Saiba a que horas deve tomar o primeiro café do dia

mundo Rússia Há 15 Horas

Após ser ajudado, gato vadio vai todos os anos (sozinho) ao veterinário

fama Cristiano Ronaldo Há 19 Horas

Divulgada foto inédita de Ronaldo e Dolores na chegada ao Sporting

fama Rita Ferro Rodrigues Há 22 Horas

Rita Ferro Rodrigues explica os motivos que a fizeram deixar a SIC

fama Príncipe Louis Há 18 Horas

Aniversário de Louis assinalado com nova fotografia tirada por Kate

economia desemprego Há 23 Horas

Há mais beneficiários de prestações de desemprego. Quanto se recebe?