Este ano, pela "primeira vez", são 16 os temas do Festival da Canção

Calema, Conan Osíris, Ana Cláudia, João Dungo, Filipe Keil, Ela Limão, Soraia Tavares e Matay são os intérpretes da primeira semifinal do Festival da Canção 2019, cuja final decorre a 2 de março, em Portimão, foi hoje anunciado.

© Facebook

Cultura Concurso 21/01/19 POR Lusa

O anúncio foi feito esta segunda-feira, numa conferência de imprensa em Lisboa, pelo presidente do conselho de administração da RTP, Gonçalo Reis.

PUB

Já a segunda semifinal, no dia 23 de fevereiro, terá como intérpretes Lara Laquiz, Madrepaz, Mariana Bragada, Dan Riverman, NBC, Mila Dores, Marlon e Surma.

Calema, Conan Osíris, Filipe Keil, Mariana Bragada, NBC e Surma interpretarão temas compostos pelos próprios.

Já Ana Cláudia interpretará um tema composto pelos D´Alva, João Dungo cantará a composição dos D.A.M.A e de Francisco Clode, Ela Limão a de Flak, Soraia Tavares a de Lura e Matay a de Tiago Machado.

Na segunda semifinal, Lara Laquiz interpretará o tema composto por André Tentúgal, os Madrepaz o de Frankie Chavez, Dan Riverman o de Miguel Guedes, Mila Dores a composição de Rui Maia e Marlon a canção composta por Pedro Pode.

A primeira semifinal será apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo, a segunda por Jorge Gabriel e José Carlos Malato, enquanto a final terá como apresentadores Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.

A partir de hoje, os 16 temas concorrentes às duas semifinais estão disponíveis no 'site' da RTP em pequenos vídeos que incluem também a letra da canção.

Dos 16 compositores a concurso, 14 foram convidados pela RTP enquanto dois resultaram de concursos promovidos pela Antena 1, um deles através do programa 'Masterclass' e aberto a quem não tenha até aqui música editada, o outro através de um concurso de livre submissão pública.

Portimão é a segunda cidade a acolher uma final do Festival da Canção, depois de Guimarães na edição de 2018, prosseguindo um desígnio de descentralização, referiu Gonçalo Reis. "O papel da RTP também é mostrar que há valências dispersas pelo país com capacidade para acolher acontecimentos deste tipo", justificou.

Reposicionamento de um produto "tradicional, que é uma imagem de marca da RTP, mas que foi alterado para muito melhor" é, também segundo Gonçalo Reis, outra marca do festival.

Tal como a "ambição", referiu o administrador, exortando os participantes a prepararem uma candidatura para "ganhar" para assim Portugal poder equacionar "bisar e organizar o festival em 2020".

Para as semifinais, a RTP convidou dois grupos para recuperarem canções do certame desde os anos 1960 até à atualidade.

Na primeira semifinal, o grupo convidado a alterar as canções foi o Cais do Sodré Funk Connection, enquanto as que serão cantadas na segunda semifinal são tratadas pela Kumpania Algazarra.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 21 Horas

Os três signos que vão sofrer por amor nos próximos dias

mundo Reino Unido Há 9 Horas

Vidente diz que falou com princesa Diana e Rei Carlos III vai renunciar

desporto Exclusivo Há 11 Horas

"Vou voltar a treinar em Portugal. Apontem, não tenho dúvida nenhuma"

pais Montalegre Há 8 Horas

Receberam convocatória para guerra na Ucrânia. Junta fez queixa à GNR

desporto Espanha Há 10 Horas

Dani Alves organiza festa em casa e recebe visitas de amigos encapuzados

economia IRS Há 12 Horas

Entrega do IRS está mesmo à porta. Fisco recorda dois pontos importantes

politica Governo Há 4 Horas

AO MINUTO: Governo de Luís Montenegro já é conhecido; Partidos reagem

lifestyle Peso Há 11 Horas

Medicamento experimental promete perda de peso em apenas 28 dias

pais Lisboa Há 2 Horas

Tornado avistado junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. As imagens

pais Açores Há 7 Horas

Momento raro nos Açores. Ilha Terceira acorda com neve (e não é a única)