Homenagem a Nuno Bragança nos 90 anos do seu nascimento

A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna (FCFA) organiza, a partir de terça-feira, um ciclo de leitura, coordenado pela investigadora Vanda Anastácio, sobre a obra de Nuno Bragança, escritor nascido há 90 anos.

© DR

Cultura Livros 21/01/19 POR Lusa

"Frequentemente considerada como um marco fundamental da literatura portuguesa do século XX, a obra de Nuno Bragança propõe um olhar multifacetado e crítico sobre a sociedade portuguesa que vale a pena conhecer", afirma a coordenadora da iniciativa.

PUB

Vanda Anastácio refere que "os três romances cuja leitura se propõe ao longo deste ciclo dão conta da diversidade de temas, de estruturas e, até, de estilos trabalhados por este autor".

As sessões, sempre às 19:00, no Palácio de Fronteira, em Lisboa, com entrada gratuita, abrem na terça-feira com um grupo de leitura sobre a obra "A Noite e o Riso", com apresentação de Paula Morão, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e moderação de Vanda Anastácio.

Segue-se, no dia 13 de fevereiro, um grupo de leitura sobre o romance "Directa", e no dia 13 de março, sobre "Square Tolstoi".

Essencialmente um ficcionista, Nuno Bragança escreveu, além de "A noite e o riso", mais quatro obras: os romances "Directa" e "Square Tolstoi", uma recolha de contos, "Estação", e uma novela "Do fim do mundo", publicada postumamente.

Além da literatura, também o cinema o tentou: uma vez como argumentista, em "Os verdes anos", de Paulo Rocha, e outra correalizando, com Gérard Castello-Lopes e Fernando Lopes, o filme "Nacionalidade: Português".

Nascido em Lisboa em 12 de fevereiro de 1929, licenciou-se em Direito, escreveu em várias publicações, nomeadamente nas revistas Vértice, na Seara Nova e em O Tempo e o Modo, e desenvolveu atividade militante na clandestinidade contra o regime fascista. Morreu em 1985.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

pais IPMA Há 20 Horas

Diga 'adeus' ao céu azul. Vêm aí dias cinzentos, chuva e até trovoada

lifestyle Inflamação Há 21 Horas

Se quer reduzir a inflamação, junte mais vezes esta erva aos seus pratos

fama Ângelo Rodrigues Há 17 Horas

Ângelo Rodrigues anuncia novo desafio: "Se não der sinais de vida..."

economia IRS Há 22 Horas

Reembolso do IRS? Portugueses estão a receber menos 200 a 300 euros

economia IRS Há 18 Horas

Valor médio dos reembolsos do IRS é de 867€. Quanto estão a demorar?

economia Contas nacionais Há 22 Horas

Truque de Medina? Dívida pública terá caído à custa das pensões futuras

auto Ferrari Há 21 Horas

Todos os carros que a Ferrari já ofereceu a Charles Leclerc

auto Assaltos Há 21 Horas

Roubaram mais de 60 carros e só precisavam de um minuto para o fazer

economia Metro de Lisboa Há 21 Horas

São 17 estações. Conheça a nova linha do Metro de Lisboa neste vídeo

desporto Taça de Portugal Há 7 Horas

FC Porto vai do 'susto' à festa e junta-se ao Sporting na final da Taça