Descubra cinco benefícios de comer cenoura. Sinta o poder

Sim, não é um mito - comer cenoura faz de facto bem aos olhos, porém este alimento está repleto de benefícios para a saúde. Descubra algumas das principais razões para consumir cenouras com mais frequência.

© iStock

Lifestyle Superalimentos 12/01/19 POR Liliana Lopes Monteiro

Se em criança o Popeye o convenceu a comer espinafres, as chances são que o Bugs Bunny o tenha encorajado a comer cenouras.

PUB

As cenouras podem ser consumidas cruas, na salada, cozidas, como pickles e temperadas com um fio de azeite cru, para obter os seus vários efeitos benéficos para a saúde. Pode ainda triturar o vegetal de cor alaranjada e consumi-lo na forma de sumo.

Eis cinco vantagens para o seu organismo de ingerir regularmente cenouras, de acordo com a publicação Medical Daily.

1. Saúde cardiovascular

Devido ao seu elevado teor em fibras solúveis, as cenouras são capazes de reduzir os valores de LDL na corrente sanguínea, o comummente designado ‘mau colesterol’. Tal pode reduzir o risco de formação de coágulos, tantas vezes associados à ocorrência de complicações cardíacas.

“Sabemos que as cenoura podem reduzir o colesterol, ajudam a diminuir a pressão arterial e algumas pesquisas sugerem que também previnem a incidência de enfartes, potencialmente fatais”, disse a médica Martha Gulati àquela publicação, diretora do departamento de cardiologia, na Universidade de Arizona, nos Estados Unidos.

2. Faz bem aos olhos

Apesar de ser o benefício mais popular associado às cenouras e de ser real, a verdade é que a ciência ainda não descortinou o motivo exato para tal acontecer.

A maioria da investigação existente até ao momento incide sobretudo sobre os efeitos dos suplementos à base de betacaroteno, ao invés do vegetal em si.

Apesar do consumo de cenoura não ser capaz de corrigir a má visão já existente, este alimento fornece nutrientes importantes necessários para a saúde dos olhos.

Muitas pessoas nos países desenvolvidos sofrem de problemas de visão devido à baixa ingestão de vitamina A, nutriente este que é imensamente abundante na cenoura.

3. Prevenção de doenças

Assim como os espinafres, as cenouras cozinhadas fornecem mais antioxidantes para o organismo, comparativamente à versão crua. O componente protetivo ajuda ainda a desacelerar o envelhecimento celular e a proteger o corpo contra os danos provocados pelos radicais livres – que por sua vez elevam o risco de aparecimento de doenças como o cancro, cardíacas e de Alzheimer.

4. Baixa em calorias

Se pretende emagrecer então as cenouras são o snack perfeito para quando a fome aperta, apresentando um alto teor de água e poucas calorias.

Em média uma cenoura contém cerca de 25 calorias.

5. Cicatrização de feridas

“Aparte da vitamina A, o sumo de cenoura é ainda uma ótima fonte do imuno-turbinante antioxidante também conhecido por vitamina C”, explica a dietista Lisa Samuels. Quando consumido com moderação este vegetal pode ainda conferir um brilho saudável à tez.

"A vitamina C é determinante no processo de cicatrização porque é necessária para a produção de colagénio, a principal proteína encontrada na pele e nos tecidos conjuntivos. E como antioxidante, pode também ajudar a prevenir a danificação celular que ocorre no corpo com o passar dos anos”, conclui Samuels.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Massa muscular Há 23 Horas

Cientistas descobrem as frutas perfeitas para ganhar massa muscular

lifestyle Signos Há 21 Horas

O final do Mercúrio retrógrado traz grandes mudanças para estes signos

auto Limpeza Há 19 Horas

Para deixar as jantes a brilhar só precisa de algo que tem em casa

lifestyle Signos Há 8 Horas

Veja se está na lista dos signos mais livres do zodíaco

fama Filipa de Castro Há 18 Horas

Filipa de Castro recorda caso com Ruben Rua e fala de rumores com CR7

pais Évora Há 23 Horas

Évora. Pai morre e filho fica ferido após serem atropelados por charrete

pais IRA - Intervenção e Resgate Animal Há 18 Horas

Animais em estado "esquelético" resgatados no Porto

pais Namíbia Há 19 Horas

Dois portugueses mortos em "acidente grave" com autocarros na Namíbia

pais 25 de Abril Há 7 Horas

AO MINUTO: Abril é "um trabalho imperfeito" e "uma revolução inacabada"

fama Betty Grafstein Há 20 Horas

José Castelo Branco mostra carinhoso vídeo da neta a dar miminhos a Betty