Governo quer portugueses a responder ao Censos 2021 pela Internet

O parlamento aprovou hoje, com a abstenção do CDS, a proposta de lei do Governo para preparar o recenseamento geral da população e habitação, Censos 2021, em que os portugueses vão responder predominantemente através da Internet.

© Global Imagens

Política Propostas 07/12/18 POR Lusa

O executivo quer diminuir a utilização do papel e vai distribuir, por carta, informação para os cidadãos responderem pela Internet, "em alternativa" à "distribuição de questionários porta a porta", explicou na quarta-feira, no parlamento, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

PUB

No debate da proposta, na quarta-feira, em quer todas as bancadas estiveram de acordo com a proposta, Tiago Antunes explicou aos deputados que o objetivo é "aumentar a taxa de resposta por meios eletrónicos", que, no Censos de 2011, já rondou os 50%.

Apesar desta aposta nas respostas eletrónicas, continuará a existir grande número de recenseadores que vão percorrer o país, trabalho que envolve câmaras e juntas de freguesia e que a lei regulamenta.

Esta mudança ajudará a gastar menos papel e permitirá reduzir os custos com pessoal, acrescentou ainda o secretário de Estado que não revelou o valor estimado para esta "operação estatística", como lhe chamou.

O Censos 2021, adiantou Tiago Antunes, vai adaptar-se à recente legislação europeia sobre a proteção de dados pessoais e permitirá, a partir de 2024, uma atualização anual da base de dados a partir da "informação que a administração pública já hoje dispõe".

Tal como em edições anteriores, o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai garantir "a conceção, direção e execução dos Censos 2021", cabendo às câmaras municipais a "organização, coordenação e controlo das tarefas de recenseamento na área de jurisdição do respetivo município", em cooperação com as juntas de freguesia, lê-se no texto da proposta de lei.

O diploma, aprovado em Conselho de Ministros em 20 de setembro, antes de ser enviado ao parlamento, define as responsabilidades pela execução do Censos 2021 e fixa os "dispositivos específicos" para assegurar os recursos financeiros e humanos necessários, indica o comunicado.

Está prevista a possibilidade de as autarquias locais "facultarem os meios e as infraestruturas de apoio necessários" à realização dos recenseamentos, como em edições anteriores.

O texto da lei não prevê ainda os custos do Censos, que implica o "recrutamento temporário de milhares de pessoas, em especial de recenseadores", remetendo essa responsabilidade para o INE, com implicações entre 2019 e 2021.

Em Portugal, o recenseamento geral da população realiza-se, de forma harmonizada a nível internacional, desde 1864, e passou a fazer-se de dez em dez anos a partir de 1890, descreve o executivo no texto da proposta de lei.

A partir de 1970, o recenseamento da população passou a fazer-se simultaneamente com o recenseamento da habitação, designando-se o conjunto das duas operações estatísticas por "Censos", com identificação do ano de referência, acrescenta.

O recenseamento geral da população realiza-se de 10 em 10 anos e o anterior foi realizado em 2011.

A população residente em Portugal em março de 2011 era de 10.562.178 pessoas, um crescimento de 2% em relação a 2001 e que assenta sobretudo na imigração, segundo os resultados divulgados pelo INE.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 19 Horas

É muito provável que estes signos fiquem ricos ainda este ano

pais Indonésia Há 20 Horas

Portugueses apanhados após Rui agir de forma suspeita na Indonésia

fama Nuno Eiró Há 16 Horas

Nuno Eiró confirma relação. "Queres que seja para a vida toda"

lifestyle Signos Há 13 Horas

Está na lista dos signos que vão receber boas notícias em breve?

fama Kate Middleton Há 20 Horas

Porque é que Kate Middleton revelou cancro sozinha (sem William)

pais Lisboa Há 19 Horas

Tornado avistado junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. As imagens

mundo EUA Há 20 Horas

Comandante lançou âncora para tentar evitar choque com ponte de Baltimore

mundo Amor Há 21 Horas

Foram o primeiro amor um do outro. 70 anos depois, casaram-se

politica Governo Há 21 Horas

AO MINUTO: Tudo sobre o novo Governo; Partidos (e não só) reagiram

lifestyle Saúde Oral Há 23 Horas

Hábitos simples que ajudam a combater o mau hálito