Política de coesão é a que "traz Bruxelas à rua de cada um de nós"

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que é a política de coesão que aproxima a União Europeia aos cidadãos, já que é assim que Bruxelas chega à "rua de cada um" e que melhora as condições de vida.

© Reuters

Política António Costa 07/12/18 POR Lusa

"A política de coesão é a política que traz Bruxelas à rua de cada um de nós", notou o governante na cerimónia de apresentação da reprogramação do programa Portugal 2020, em Lisboa, num total de 2,7 mil milhões de euros.

PUB

Na sessão de encerramento, o governante enumerou consequências para a vida dos cidadãos da entrada de Portugal para a comunidade europeia, em 1986, referindo que no dia a dia os contributos de Bruxelas podem ser encontrados no saneamento, na eficiência energética, na reabilitação urbana e nas empresas que "criam mais e melhores empregos".

Assim, a política de coesão tem de ser "preservada e defendida" para que continue a ser o "motor de progresso partilhado em toda a União Europeia".

Para o próximo quadro financeiro de apoio, Costa lembrou os desafios que são colocados, como a nível das migrações e da Defesa, por as fronteiras externas da UE enfrentarem "vários focos de instabilidade", e o investimento necessário na investigação e desenvolvimento.

"Não o pode fazer à conta e à custa das políticas identitárias da UE", como a Política Agrícola Comum e dos esforços de coesão, concluiu.

Do total da reprogramação dos fundos europeus, autorizados pela Comissão Europeia, mais de 2,4 mil milhões de euros estão destinados a três eixos prioritários, como lembrou o primeiro-ministro na sua intervenção, enumerando as qualificações, "o maior défice estrutural do país", a inovação nas empresas e o investimento de proximidade.

Costa destacou alguns "projetos bandeira" que agora podem avançar, como o Hospital Central do Alentejo, o sistema de mobilidade do Mondego e a expansão dos metropolitanos de Lisboa e do Porto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 22 Horas

Veja se está na lista dos signos mais livres do zodíaco

fama José Castelo Branco Há 20 Horas

Polémica! José Castelo Branco protagoniza desacato em restaurante

pais 25 de Abril Há 21 Horas

Da presença "massiva" ao "espírito corajoso": Os 50 anos do 25 de Abril

auto Alemanha Há 17 Horas

Alemanha multa Continental em 100 milhões de euros por negligência

fama Rita Ferro Rodrigues Há 21 Horas

Rita Ferro Rodrigues confessa: "Tive relacionamentos tóxicos"

pais Namíbia Há 20 Horas

Além das 2 mortes, há 16 portugueses internados após acidente na Namíbia

desporto Manchester United Há 20 Horas

Roy Keane arrasa Bruno Fernandes: "Não ganhou nada na carreira"

fama Big Brother Há 18 Horas

Grandes surpresas no novo ranking de popularidade do 'Big Brother'

mundo Espanha Há 22 Horas

Sánchez ameaça demitir-se, mas Espanha não pode ter eleições já. Entenda

fama Nuno Homem de Sá Há 13 Horas

Indireta para Nuno Homem de Sá? "Lugar dessa gente é na prisão"