Socialistas pressionam Governo para avançar com legalização da canábis

A Plataforma Socialista Pela Legalização da Canábis, estrutura informal de militantes e simpatizantes do PS, apelou hoje ao Governo para que crie as condições para a legalização, investigação e desenvolvimento da indústria da canábis em Portugal.

© Reuters

Política Plataforma 07/12/18 POR Lusa

Em comunicado, este grupo de militantes socialistas elogia a atuação da bancada socialista de apoio à iniciativa do Bloco de Esquerda para a legalização e regulação da medicina canábica em Portugal, assim como manifestam apreço pela ação desenvolvida pelo PAN (Pessoas-Animais-Natureza).

PUB

"Num mundo em acelerada mudança e mais de 70 anos depois de uma política radical de combate ao consumo e tráfico de droga, verifica-se que todas as políticas nacionais e transnacionais de combate a este flagelo falharam irremediavelmente em todos os continentes e locais", sustenta a Plataforma Socialista pela Legalização da Canábis.

Segundo este grupo de militantes e simpatizantes do PS, encabeçado por Luís Filipe Figueiredo, membro da FAUL (Federação da Área Urbana de Lisboa), vários "Estados e as estruturas de combate ao crime organizado foram capturados pelas redes e cartéis do tráfico de droga, com ligações ao mundo da política e ao capital financeiro".

"É imperativo, é urgente, é necessário, mudar o paradigma das políticas para o setor. É neste contexto que assume particular destaque a canábis, seja na sua componente medicinal, seja na recreativa", refere-se no texto.

Num apelo ao Governo socialista, os membros desta plataforma de ativistas sociais advertem que "Portugal não pode nem deve dificultar e atrasar o investimento e a investigação da canábis, protegendo o investimento internacional e dificultando as iniciativas da lavoura nacional, afastando da produção os pequenos e médios agricultores por causa de imposições legais".

"O Governo de Portugal não pode ignorar durante mais tempo a necessidade de apoiar os portugueses no desenvolvimento deste novo segmento industrial e agrícola, defendendo os produtores e consumidores nacionais, criando condições para o abastecimento de mercados nacionais e internacionais em defesa do comércio nacional e dos produtos com marca nacional", acrescenta-se.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Trabalho e impostos (des)complicados Há 15 Horas

Um dos herdeiros não sai da casa e está a impedir partilhas. O que fazer?

auto Clássicos Há 14 Horas

Coleção de carros foi encontrada ao abandono numa pecuária em Portugal

cultura Eurovisão Há 12 Horas

Eurovisão revela ordem de atuações na final. Veja o lugar de Portugal

economia combustíveis Há 12 Horas

Já há previsões para os combustíveis. Eis o que vai acontecer aos preços

pais Armando Vara Há 13 Horas

Supremo aumenta pena de prisão de Armando Vara para cinco anos e meio

economia Segurança Social Há 16 Horas

Houve ou não orientações? Há novos detalhes sobre os acertos das pensões

lifestyle Saúde Há 11 Horas

Dicas simples para comer menos açúcar (e perder a gordura abdominal)

desporto Análise Há 13 Horas

Rivalidade sem fim. Quantos golos separam Cristiano Ronaldo e Messi?

lifestyle Signos Há 5 Horas

O melhor é manter-se longe destes três signos durante o mês de maio

pais Euromilhões Há 2 Horas

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões... e 'jackpot' volta a subir