Presidente Marcelo já decidiu data para as europeias e legislativas

As eleições legislativas de 2019 serão a 6 de outubro e as eleições para a Assembleia Regional da Madeira duas semanas antes, dia 22 de setembro.

© DR

Política Presidência 07/12/18 POR Filipa Matias Pereira com Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou esta sexta-feira, através de uma nota publicada no site da Presidência da República, que "as eleições legislativas de 2019 serão a 6 de outubro" e as "eleições para a Assembleia Regional da Madeira duas semanas antes, dia 22 de setembro".

PUB

"Os decretos presidenciais fixando as datas destas eleições serão publicados oportunamente no ano que vem", acrescenta a nota do chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa optou por este calendário eleitoral após ter ouvido, entre quarta e quinta-feira desta semana, no Palácio de Belém, em Lisboa, os partidos políticos com assento parlamentar sobre qual a melhor data para a realização das eleições.

E, "como já se sabe, as Eleições para o Parlamento Europeu terão lugar a 26 de maio de 2019", conclui a nota da Presidência

Antes, no dia 2 de novembro, no Funchal, o Presidente da República já tinha ouvido os partidos representados na Assembleia Legislativa Regional da Madeira sobre a data das eleições regionais de 2019.

No entendimento do PSD, esta data era a "mais equlibrada" para legislativas. Do mesmo entendimento partilhou o PS, que, através de Carlos César, revelou que o partido entendia que o 6 de outubro "é uma data boa e ajustada"

Por sua vez, o PCP escusou-se a adiantar uma data preferida para a realização das legislativas, defendendo que, no período entre 22 de setembro e 13 de outubro, se deveriam realizar quer estas eleições quer as regionais da Madeira. Posição idêntica assumiu o CDS que “não indicou data nenhuma”, pois acredita na existência do “bom senso” que dita que “haja um intervalo mínimo entre as duas eleições” que permita aos eleitores não confundirem e não misturarem os dois sufrágios. 

Por sua vez, o Bloco de Esquerda, no final da reunião com o Presidente da República, defendeu que eleições legislativas se realizassem em outubro, e não em setembro, para que a campanha eleitoral não caísse em período de férias de muitos portugueses. 

Para o Partido Ecologista Os Verdes (PEV), as eleições legislativas de 2019 deveriam realizar-se a 6 ou 13 de outubro

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 20 Horas

Está na lista dos cinco signos mais bondosos do zodíaco?

mundo Espanha Há 20 Horas

Importavam azeite de Portugal e vendiam-no com rotulagem falsa em Espanha

pais Euromilhões Há 22 Horas

Euromilhões 'engorda' sem totalistas, mas vem um 3.º prémio para cá

lifestyle Peso Há 9 Horas

O alimento muito apreciado que reduz o apetite e ajuda a emagrecer

economia supermercados Há 12 Horas

"Campanha é enganosa". O que se passa (afinal) entre Pingo Doce e Lidl?

pais Euromilhões Há 23 Horas

Será que os 133 milhões são seus? Eis a chave vencedora do Euromilhões

lifestyle Receitas Há 21 Horas

Receita. Este docinho leva três ingredientes e nenhum deles é açúcar

lifestyle Dicas e truques de lavandaria Há 21 Horas

A mistura caseira de dois ingredientes que deixa a roupa muito fofinha

fama Cristina Ferreira Há 6 Horas

Em direto na TVI, convidada diz que "grande amor" de Cristina é o 'ex'

auto Honda Há 9 Horas

Antigo Honda NSX português de Ayrton Senna está à venda. Preço surpreende