"Governo deve alterar prioridades. Ninguém vive melhor com défice zero"

Para Manuela Ferreira Leite, a política que o Governo de António Costa está a seguir pode vir a originar uma “bomba explosiva”, numa comparação com o que se está a passar em França com os chamados ‘coletes amarelos’.

© Global Imagens

Política Ferreira Leite 06/12/18 POR Patrícia Martins Carvalho

A situação em Portugal está longe de chegar ao nível daquela se vive nas ruas de Paris. No entanto, sublinha Manuela Ferreira Leite, esse dia pode muito bem chegar e a culpa é das “expetativas” que foram criadas e que acabaram por ser “goradas”, desiludindo as pessoas.

PUB

“Neste momento não há ‘coletes amarelos’ em Portugal, mas também não é preciso [que existam] para nós percebermos que o discurso de que ‘tudo é um mar de rosas’ faz com que as pessoas criem expetativas de que vão melhorar porque existe forma de isso acontecer, mas não é verdade”, refere.

No seu habitual comentário na antena da TVI24, a ex-ministra das Finanças debruçou-se sobre as greves que têm existido em Portugal nos últimos meses e que atingiram o setor da Saúde, Justiça, Segurança, Transportes, Educação, entre outros.

Relativamente à greve dos estivadores do porto de Setúbal, Ferreira Leite não tem dúvidas de que a entidade patronal tem aqui ‘culpa no cartório’.

“Esta é uma situação complexa, mas muito por causa das próprias empresas que deixaram arrastar a situação e têm uma forma de contratar que não é muito própria do século XXI, parece que estamos na Idade Média”, lamenta.

E nesta senda, continua o seu comentário defendendo que as greves que têm vindo a ter lugar resultam de um “gorar de expetativas”.

Mais. Manuela Ferreira Leite considera que a política que está a ser seguida de “não desagravamento de impostos e de redução da despesa pública constitui uma situação que pode ser uma bomba explosiva”.

“Não é possível aumentar mais a carga fiscal – e se houver aumentos de impostos há então uma situação absolutamente explosiva – e também não se está a ver como é que se vai contrair mais a despesa”, refere a comentadora, para de seguida completar o raciocínio lembrando que há “muitos setores” que precisam que esta despesa seja “aumentada” ao invés de ser reduzida.

Face ao exposto, Ferreira Leite não tem dúvidas em deixar um alerta e um conselho ao Governo: “O Governo devia pensar seriamente em alterar as suas prioridades. Ninguém vive melhor com um défice zero”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 17 Horas

Abril, sorte mil. Vai correr tudo bem a estes signos até ao final do mês

economia segurança social Há 21 Horas

Afinal, quem tem direito ao Complemento Solidário para Idosos?

economia Mercadona Há 20 Horas

Já se sabe onde (e em que data) a Mercadona vai abrir a 1.º loja este ano

fama Rúben Vieira Há 12 Horas

Rúben Vieira envolveu-se com colega do 'Somos Portugal'

lifestyle Fígado Há 19 Horas

Esteja atento a estes sinais e evite doenças graves no fígado

lifestyle Estudo Há 20 Horas

O hábito que reduz em 23% as hipóteses de vir a ter doenças cardíacas

economia CTT Há 21 Horas

Certificados de Aforro? CTT abrem "cerca de 2.500 novas contas por mês"

fama Príncipe William Há 20 Horas

Com Kate Middleton a lutar contra cancro, William faz 'promessa'

lifestyle Alzheimer Há 20 Horas

Alzheimer. Estudo apresenta nova forma de detetar risco

mundo Israel/Irão Há 21 Horas

AO MINUTO: Ataque no Irão sem vítimas; Explosão em base militar de Bagdad