Redução de bovinos? Oposição "fala do que não sabe", diz ministro

O ministro do Ambiente e da Transição Energética disse hoje que a oposição, que pediu a sua presença no parlamento para abordar a redução da produção de bovinos entre 25 a 50% até 2050, "fala do que não sabe".

© Global Imagens

Política Matos Fernandes 06/12/18 POR Lusa

"Fala do que não sabe e faz uma caricatura de um trabalho extraordinariamente importante", afirmou João Pedro Matos Fernandes, questionado sobre o pedido do PSD, à margem de uma sessão sobre economia circular no Algarve, realizada em Faro.

PUB

"Tendo de reduzir as emissões, é no gado bovino que mais facilmente o conseguiremos fazer", explicou o ministro, sobre a matéria.

O PSD e o CDS pediram na quarta-feira para ouvir no parlamento os ministros do Ambiente e da Agricultura sobre o denominado "roteiro para a neutralidade carbónica em 2050", o qual defende a redução da produção de bovinos entre 25% a 50%.

O PSD citou a afirmação de João Pedro Matos Fernandes ao jornal Público de terça-feira, segundo a qual "o roteiro do Governo para a neutralidade carbónica em 2050 preconiza mudanças profundas, como a redução da produção de bovinos entre 25 a 50% e o aumento da capacidade de sumidouro da floresta em quatro megatoneladas de dióxido de carbono", acusando o ministro de "enorme desconhecimento do país e mundo rural".

O ministro do Ambiente da Transição Energética explicou hoje que o número de efetivos bovinos não tem aumentado e que, na próxima década, até 2030, "não há qualquer expetativa sequer de redução desse mesmo quantificativo".

Entre 2030 e 2050, prosseguiu, os cenários que estão a ser discutidos "preveem uma redução do número de bovinos que não há de ser muito diferente, se projetar a média dos últimos anos até essa mesma data".

Matos Fernandes salientou que a mobilidade e a energia elétrica são "os dois principais setores em que mais se tem de fazer para atingir a neutralidade carbónica", mas que "não pode ninguém ficar de fora", incluindo o setor agrícola.

A agricultura "tem um papel fundamental na neutralidade", frisou o governante, porque a redução do volume de emissões terá de ser compensada com o sumidouro de carbono, aumentando a área florestal e reduzindo a área ardida "para metade da média dos últimos anos" em Portugal.

"Estamos a trabalhar para 2050, onde vamos ter mais áreas de cereais, mais pomares e mais hortícolas", disse Matos Fernandes, antecipando "uma revolução no setor" agrícola, seja no litoral ou no interior do país, com emprego "muito mais qualificado do que existe hoje".

Para o ministro do Ambiente e da Transição Energética, "a neutralidade carbónica não se consegue com apoios", mas "com o compromisso de todos os setores económicos e de todos os cidadãos em ter uma economia muito mais eletrificada, um padrão de mobilidade completamente diferente daquele que temos e uma produção elétrica completamente provinda de fontes renováveis".

Em relação à ida ao parlamento, Matos Fernandes garantiu que "um membro do Governo não tem de se manifestar nem disposto nem indisposto a ir ao parlamento, quando é chamado, vai lá".

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 20 Horas

Três signos que adoram a sua independência

lifestyle Emagrecimento Há 18 Horas

Nutricionista indica cinco motivos (simples) para não conseguir emagrecer

lifestyle Signos Há 12 Horas

Está na lista dos cinco signos mais bondosos do zodíaco?

pais Euromilhões Há 14 Horas

Euromilhões 'engorda' sem totalistas, mas vem um 3.º prémio para cá

mundo Rússia Há 20 Horas

Após ser ajudado, gato vadio vai todos os anos (sozinho) ao veterinário

desporto Seleção nacional Há 23 Horas

UEFA muda regra e Roberto Martínez terá mais opções durante o Euro'2024

pais Euromilhões Há 15 Horas

Será que os 133 milhões são seus? Eis a chave vencedora do Euromilhões

fama Príncipe Louis Há 22 Horas

Aniversário de Louis assinalado com nova fotografia tirada por Kate

mundo Espanha Há 11 Horas

Importavam azeite de Portugal e vendiam-no com rotulagem falsa em Espanha

lifestyle Receitas Há 19 Horas

Com dois ingredientes faz uma sobremesa de 'comer e chorar por mais'