PS prefere legislativas do próximo ano a 6 de outubro

O PS apontou hoje a data de 06 de outubro como a sua preferida para a realização das eleições legislativas do próximo ano, numa audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

© Lusa

Política eleições 06/12/18 POR Lusa

"Entendemos que essas eleições poderão decorrer no dia 06 de outubro. Independentemente da decisão que o Presidente da República tome a esse respeito, entendemos que essa é uma data boa e ajustada", afirmou o líder parlamentar socialista, Carlos César.

PUB

Questionado sobre o braço de ferro que se mantém entre professores e Governo sobre a contagem integral do tempo de serviço, Carlos César remeteu essa matéria para o Governo, pelo menos por enquanto.

"Na decorrência da aprovação do Orçamento do Estado, o Governo foi estimulado no sentido de reatar um processo negocial com os sindicatos", recordou, acrescentando que, do que ouviu do lado do Governo, "não se verificam progressos do lado sindical".

Carlos César escusou-se a adiantar qual será a posição do PS caso o futuro decreto venha a ser alvo de apreciações parlamentares, lembrando que o diploma ainda terá de passar pela apreciação do Presidente da República.

"Se chegarmos lá e quando chegarmos, o PS dará nota a seu tempo", afirmou.

O líder parlamentar socialista salientou que o PS transmitiu ainda ao chefe de Estado a sua satisfação com a recente aprovação do Orçamento do Estado, que classificou como "um sinal muito poderoso de estabilidade" no país, bem como com a realização em Portugal do Congresso do Partido Socialista Europeu, na sexta-feira e sábado.

A acompanhar Carlos César no Palácio de Belém estiveram a secretária-geral adjunta e deputada Ana Catarina Mendes e o líder da Juventude Socialista, Ivan Gonçalves.

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, está a receber os sete partidos com assento parlamentar no Palácio de Belém desde quarta-feira, "no quadro dos contactos regulares com os partidos políticos com representação parlamentar".

Marcelo Rebelo de Sousa fixou reuniões por ordem crescente de representação na Assembleia da República, tendo recebido PAN, PEV e PCP na quarta-feira, e BE, CDS-PP, PS e PSD entre as 14:00 e as 17:00 de hoje.

O PAN apontou como data preferida para a realização das legislativas 06 de outubro, enquanto os Verdes consideraram possíveis as datas de 06 e 13.

Já o PCP escusou-se a adiantar uma data preferida para a realização das legislativas, defendendo que, no período entre 22 de setembro e 13 de outubro, se devem realizar quer estas eleições, quer as regionais da Madeira.

Na mesma linha, nem BE, nem CDS-PP apontaram uma data preferencial para as legislativas.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Signos Há 19 Horas

Os três signos que envelhecem melhor. Será que é um deles?

lifestyle Colesterol Há 22 Horas

Será colesterol alto? Esteja atento a estes sinais nos pés e nas mãos

lifestyle Saúde óssea Há 21 Horas

Se consumir esta especiaria mais vezes, os seus ossos vão agradecer

economia IRS Há 23 Horas

Afinal, como é que o Fisco paga os reembolsos do IRS?

mundo Magnum Há 18 Horas

Plástico e metal em gelados da Magnum? Ingleses devem devolver lotes

lifestyle Signos Há 11 Horas

Signos que já conheceram o amor das suas vidas (mas ainda não perceberam)

pais Torres Novas Há 16 Horas

Detidos na A1 com carro furtado, excesso de velocidade e matrícula falsa

desporto Espanha Há 17 Horas

Meningite mata ginasta de 17 anos no espaço de 24 horas

mundo Brasil Há 12 Horas

Motoristas TVDE garantem que idoso estava vivo antes de chegar a banco

fama Maria Botelho Moniz Há 20 Horas

Maria Botelho Moniz mostra foto encantadora do filho: "Pudim mais feliz"