Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Proteção Civil da Madeira com nova sede que custou 6 milhões

Funchal, 13 jul - O responsável pelo Serviço Regional de Proteção Civil diz que a nova sede, que vai ser inaugurada segunda-feira na Madeira, um investimento de seis milhões de euros, dota o organismo de autonomia ao nível de eletricidade, água e telecomunicações.

Proteção Civil da Madeira com nova sede que custou 6 milhões
Notícias ao Minuto

18:25 - 13/07/13 por Ana Basílio

Última Hora

Funchal, 13 jul - O responsável pelo Serviço Regional de Proteção Civil diz que a nova sede, que vai ser inaugurada segunda-feira na Madeira, um investimento de seis milhões de euros, dota o organismo de autonomia ao nível de eletricidade, água e telecomunicações.

As novas instalações do SRPC representaram um investimento na ordem dos seis milhões de euros, sendo financiado a 85 por cento pelo Programa INTERVIR +.

"Fundamentalmente tem dois aspetos que interessam salientar. Um, são as melhores condições de trabalho, mais adequadas às necessidades dos funcionários do serviço que funcionam 24 horas por dia", afirmou Luís Néri à agência Lusa.

O responsável adiantou que "outra questão que é importante é que a instalação garante autonomia em termos de eletricidade, água e telecomunicações".

"Pensamos que não iremos ter problemas nenhuns a este nível", realça o presidente do SRPC madeirense.

Luis Néri destaca que outra mais-valia é estar concentrado na nova sede "tudo o que é necessário para dar formação teórica a agentes de proteção civil e outras empresas".

"Podemos até ceder as instalações e iremos em breve, no mês de agosto, lançar o concurso para fazer os cenários de treino prático também nesta área", adiantou, salientando que fica assim "associado em definitivo a formação prática e à teórica no que diz respeito ao socorro e emergência e a parte operacional".

Luis Néri mencionou que até agora era necessário pedir "aos corpos de bombeiros que cedessem salas e instalações".

Segundo o presidente do SRPC, este serviço tem um quadro de 31 funcionários, além de algumas pessoas que trabalham temporariamente, caso de estágios profissionais, mestrados e indivíduos abrangidos pelo programa de ocupação de desempregados.

A partir de segunda-feira o Serviço Regional de Proteção Civil deixa de funcionar numa dependência da Quinta Magnólia, no Funchal e transita para um edifício construído de raiz na zona da Cancela, ocupando a nova sede ocupa uma área total de 2054 metros quadrados, num terreno com 22.500 metros quadrados.

O edifício principal tem dois pisos, uma cave com depósitos de água potável para abastecimento do edifício e para a rede de combate a incêndios e depósitos de água não potável (aproveitamento da chuva) para os cenários de formação e para o sistema de rega.

Dispõe de um centro de formação, uma componente técnica e um espaço para estacionamento da Unidade Móvel de Comando e Telecomunicações de Emergência e outro para a bomba de alto débito BETSY e para atrelados diversos, parque automóvel coberto, um auditório com capacidade para 100 pessoas

O Núcleo de Instalações de Formação e Proteção Civil é considerado neste processo "um marco decisivo no aumento da qualidade do socorro e melhor segurança para a população da Madeira e daqueles que visitam a Região.

A cerimónia de inauguração contará com a presença do presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.

AMB // SMA

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório