Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Várias iniciativas assinalam 70º aniversário do nascimento de Manuel António Pina

Porto, 16 nov - Um grupo de mais de 30 pessoas vai formalizar, em breve, a constituição do Círculo Literário e Artístico Manuel António Pina, anunciaram à Lusa dois dos fundadores desta associação, que pretende promover a figura do escritor e jornalista.

Várias iniciativas assinalam 70º aniversário do nascimento de Manuel António Pina
Notícias ao Minuto

18:08 - 16/11/13 por David Pontes

Última Hora

Porto, 16 nov - Um grupo de mais de 30 pessoas vai formalizar, em breve, a constituição do Círculo Literário e Artístico Manuel António Pina, anunciaram à Lusa dois dos fundadores desta associação, que pretende promover a figura do escritor e jornalista.

O anúncio é feito quando passam, na segunda-feira, 70 anos do nascimento do escritor, falecido o ano passado, uma data que será assinalada com diversas iniciativas que incluem leitura de poemas em cafés e locais que Pina frequentava, no Porto.

Agostinho Santos, artista plástico e jornalista, e Luís Humberto Marques, diretor do Museu da Imprensa, afirmam que "o leque de fundadores ainda não está fechado", mas quiseram anunciar na altura do aniversário do escritor.

Os artistas José Rodrigues, Armando Alves, Graça Morais, os jornalistas Sérgio Almeida, Fernando Martins, Leite Pereira e Manuel Tavares, o diretor da Faculdade de Belas Artes, Francisco Laranjo, o presidente da cooperativa Árvore Amândio Secca, o subdiretor do Museu Reina Sofia, João Fernandes, a presidente do Instituto Politécnico do Porto, Rosário Gambôa, e os familiares diretos de Manuel António Pina, são algumas das pessoas anunciadas como integrando esta iniciativa.

O objetivo da associação é "promover sem fins lucrativos e por todos os meios ao seu alcance, o desenvolvimento de atividades culturais e científicas relacionadas com a vida e obra do jornalista e escritor Manuel António Pina".

A edificação de um busto na cidade, que conta com a oferta de José Rodrigues para a conceção, é uma das primeiras iniciativas em ideia, revelou Agostinho Santos.

Na segunda-feira, dia em que o escritor faria 70 anos, o Museu de Imprensa promove a leitura de dez poemas em sete locais frequentados pelo escritor, numa iniciativa intitulada "7 X 10 - Homenagem a Manuel António Pina", que inclui também o descerrar de placas de homenagem.

O périplo poético que, do Museu, passa, a partir das 12:00 horas, pela padaria Ribeiro, Livraria Lello, café Piolho, estação de metro da Trindade, terminando nos cafés Orfeuzinho e Convívio, local onde a leitura caberá ao ator António Capelo. Neste local, haverá também um momento de fado, com Helena Sarmento, que interpretará "saudades da Prosa, de Manuel António Pina.

Esta iniciativa do Museu Nacional da Imprensa será acompanhada do lançamento de milhares de panfletos com poemas de MAP, em diversos locais da cidade do Porto.

Entretanto, foi fundado o "Clube dos Amigos à Espera do Pina", por dez amigos do escritor como forma de preservar a sua memória e promover a sua literatura, que será também apresentado na segunda-feira, na biblioteca Almeida Garrett, no Porto.

Este clube pretende preservar a memória do escritor que morreu há um ano, "promover a sua literatura" e, nas datas do seu aniversário, organizar "uma sessão evocativa" em sua homenagem.

Já no domingo, o museu vai inaugurar no Sabugal uma exposição intitulada "Lugares -- Homenagem a Manuel António Pina, composta por cinco núcleos: Infância, Literatura Infanto-Juvenil, Teatro, Poesia e Jornalismo. Ficará patente até 31 de janeiro de 2014 e servirá de base a um Concurso Escolar dirigido a todas as escolas do distrito da Guarda.

DP (MZB)// SMA

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório