Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

CDS-PP destaca contributo do Conselho de Estado para reconciliação de portugueses com instituições

CDS-PP destaca contributo do Conselho de Estado para reconciliação de portugueses com instituições
Notícias ao Minuto

20:23 - 22/09/12 por Natal Vaz

Última Hora

Lisboa, 22 set - O CDS-PP considerou hoje que a reunião de sexta-feira do Conselho de Estado deu "um contributo importante para a reconciliação necessária dos portugueses com as instituições".

Em declarações à agência Lusa, através de contacto telefónico, Nuno Magalhães, líder da bancada parlamentar do CDS-PP, sintetizou em três pontos a reação do partido ao comunicado da reunião do Conselho de Estado, começando por sublinhar a abertura do Governo.

"O Governo mostrou abertura para procurar uma solução alternativa à TSU (Taxa Social Única) e isso revela humildade e espírito concertivo", disse Nuno Magalhães.

Em segundo lugar, salientou que para o Conselho de Estado "é preciso valorizar a concertação social, o consenso social e a paz social", valores que para o CDS-PP, disse, "são essenciais em qualquer circunstância, especialmente as difíceis" como aquela que o país atravessa.

Nuno Magalhães referiu-se ainda "ao facto do Conselho de Estado ter reconhecido as avaliações positivas que o país tem sido objeto" por parte dos credores, significando "um caminho de recuperação de credibilidade que dê sentido útil aos muitos sacrifícios a que os portugueses infelizmente têm sido sujeitos" e que devem ser feitos "com equidade e justiça".

Segundo o comunicado divulgado após a reunião do Conselho de Estado de sexta-feira, o Governo informou o Conselho de Estado de que está disponível para, no quadro da concertação social, "estudar alternativas" à alteração da Taxa Social Única (TSU), tendo também informado que foram ultrapassadas as dificuldades que poderiam afetar a "solidez" da coligação governamental PSD/CDS-PP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório