Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Candidatura de Fernando Seara assume derrota e promete oposição responsável

Lisboa, 29 set - O diretor de campanha da coligação "Sentir Lisboa", Mauro Xavier, assumiu hoje a derrota de Fernando Seara na corrida à Câmara de Lisboa, que as primeiras projeções apontam, frisando que vão fazer quatro anos de oposição responsável na cidade.

Candidatura de Fernando Seara assume derrota e promete oposição responsável
Notícias ao Minuto

20:24 - 29/09/13 por Zélia Costa de Oliveira

Última Hora

Lisboa, 29 set - O diretor de campanha da coligação "Sentir Lisboa", Mauro Xavier, assumiu hoje a derrota de Fernando Seara na corrida à Câmara de Lisboa, que as primeiras projeções apontam, frisando que vão fazer quatro anos de oposição responsável na cidade.

"As primeiras projeções são claramente de derrota para esta candidatura. A primeira palavra é para assumir esta derrota e preparar quatro anos de oposição responsável em Lisboa", disse.

Afirmando que vão aguardar os resultados "com alguma cautela", porque a "amplitude dos votos varia muito", o também presidente da concelhia de Lisboa do PSD disse ainda esperar que António Costa (PS) "com esta maioria reforçada cumpra os quatro anos de mandatos em Lisboa e não tenha enganado os lisboetas".

O diretor da campanha de Fernando Seara referiu-se ainda ao facto de terem sido impedidos de fazer campanha "durante muito tempo" devido à impugnação da sua candidatura e à "lei da rolha", que " não permitiu chegar a todos os lisboetas" como fatores "menos bons" desta campanha.

Segundo as projeções da SIC e da RTP, o socialista António Costa é novamente eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Na sede de campanha de Fernando Seara o ambiente que se vivia uma hora antes do fecho das urnas de voto era de desolação: na sala só estavam jornalistas e foram colocadas apenas três filas de cadeiras para os apoiantes.

Fernando Seara chegou cedo, pelas 17:45, e nas poucas declarações que deu aos jornalistas reafirmou que se iria manter na câmara de Lisboa, independentemente do resultado.

Às 19:00 chegava Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) e candidato independente à Assembleia Municipal, que reagindo à sondagem que dá a vitória a António Costa (PS) em Lisboa disse que "os portugueses estão a dormir".

"Não perceberam que durante quatro anos António Costa não fez rigorosamente nada em Lisboa. Espero que na Assembleia Municipal se mantenha a maioria para que não se permita que se façam mais asneiras como no passado", afirmou.

Quarenta e cinco minutos depois era a vez de chegar a número dois à lista para a câmara municipal, Teresa Leal Coelho PSD), seguida de Telmo Correia (CDS-PP), candidato à presidência da Assembleia Municipal, e de João Gonçalves Pereira (CDS-PP), quarto da lista à câmara.

Em declarações aos jornalistas, Teresa Leal Coelho defendeu que os "resultados [das sondagens] não denotam descontentamento para com o PSD".

"Necessariamente que os portugueses estão descontentes com a situação difícil que vivem, mas que é uma consequência de cerca de 20 anos de governação sobretudo socialista", frisou.

Concorrem à Câmara de Lisboa o PS (António Costa), a coligação PSD/CDS-PP/MPT (Fernando Seara), CDU (João Ferreira), BE (João Semedo), a coligação PPM/PPV/PND (Nuno Correia da Silva), PCTP/MRPP (Joana Miranda), PTP (Amândio Madaleno), PAN (Paulo Borges) e PNR (João Patrocínio).

MCL // JLG

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório