Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Eis o motivo por que não deve carregar o smartphone em público

Ligar o dispositivo móvel por cabo USB ao computador também é visto como uma falha de segurança.

Eis o motivo por que não deve carregar o smartphone em público
Notícias ao Minuto

09:52 - 26/05/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Bateria

A autonomia da bateria continua a ser um ‘problema’ para muitos utilizadores de smartphones que, a meio do dia, verificam que o seu smartphone já tem o nível de energia no ‘vermelho’. Isto leva a medidas ‘desesperadas’ como carregar o smartphone em tomadas públicas mas, como explica um especialista de segurança à BBC, isto é algo que não deve fazer.

“Quando ligas o smartphone ou tablet em público – como um aeroporto – é possível extrair informações dele se um hacker passou por ali antes. O mesmo para cabos USB que se ligam ao computador, onde é possível roubar credenciais e informações mais sensíveis. Quanto estão ligados ao computador, os smartphones deixam alguns dados expostos”, avisa Samuel Burke.

Alguns destes dados que podem ser roubados dos smartphones são o nome, a fabricante, sistema operativo e ficheiros armazenados no arquivo. Graças à instalação de software malicioso é possível recolher dados sobre a atividade do utilizador e ainda tomar controlo completo.

É recomendável não só que tenha um antivírus instalado como ainda evitar carregar o smartphone em público. A compra de uma PowerBank deverá ajudá-lo a ficar mais aliviado e estar preparado para qualquer eventualidade.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório