Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

'Segredo' para Apple voltar 'em grande' pode passar pela Índia

Índia é um dos maiores mercados de smartphones do mundo, mas a Apple não é, nem de perto, um dos maiores vendedores no país.

'Segredo' para Apple voltar 'em grande' pode passar pela Índia
Notícias ao Minuto

10:39 - 24/05/16 por Rui Damião

Tech iPhone

Tim Cook, CEO da Apple, passou uma semana a visitar a Ásia, local de dois dos três maiores mercados de smartphones do mundo. Com as vendas do iPhone a descerem, Cook passou pela China, o maior mercado do mundo, e a Índia, o terceiro maior.

A visita à Índia foi feita numa altura crucial para a Apple, uma vez que a China está a ver um decréscimo na venda de iPhones. No entanto, diz a Reuters, os desafios mostram que faltam ainda vários anos antes que a Índia se torne num dos pilares para a Apple.

Ville-Petteri Ukonako, analista da Strategy Analytics, afirma que “com a China a saturar, ninguém tem outra hipótese se não olhar para a Índia, e as rivais da Apple têm-se fortalecendo ali nos últimos dois anos”. A Apple, por outro lado, está a ‘correr atrás do prejuízo’.

O mercado indiano tem um grande potencial: população de 1,3 mil milhões e onde duas em cada dez pessoas tem um smartphone. É, na verdade, o mercado de maior crescimento no mundo. Mas a Índia funciona de forma diferente de onde a Apple registou um forte crescimento.

Por norma, a tecnológica de Cupertino vende os seus smartphones às operadoras locais que fazem descontos aos utilizadores em troca de um plano de dados de vários meses. Mas não é isto que acontece na Índia.

Recentemente, Tim Cook explicou aos analistas quais as dificuldades. “Na Índia, as operadoras geralmente vendem zero telefones”, sendo que é no retalho que se vendem dispositivos, mas os smartphones vendidos maioritariamente são de baixa gama, “principalmente por causa da rede e da economia”. Cook admite que “o potencial do mercado não tem sido o melhor”.

Então, que foi Tim Cook fazer à Índia? Vishal Tripathi, diretor de investigação da Gartner, afirma que “a viagem foi mais sobre entender o mercado indiano, mas também sobre assinalar ao mundo que a Apple chegou à Índia”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório