Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Roubo de passwords: Como se manter (mais) seguro na internet

Depois do roubo de passwords do Gmail, Hotmail e Yahoo Mail, importa relembrar algumas dicas de segurança digital básicas.

Roubo de passwords: Como se manter (mais) seguro na internet
Notícias ao Minuto

09:43 - 05/05/16 por Rui Damião

Tech Dicas

Ontem ficou-se a saber que foram roubadas as passwords de quase 100 milhões de contas do Gmail, Hotmail, Yahoo Mail e Mail.ru, estando a ser vendidas no submundo digital russo por menos de um euro.

Desta forma, importante relembrar algumas dicas de segurança básica para se manter seguro na internet. Para começar, se tem conta nalgum destes serviços convém alterar a sua palavra-passe o mais rapidamente possível, algo que se deve fazer com alguma regularidade. Naturalmente que é importante que a password seja forte, com letras maiúsculas, minúculas e números.

Com o ‘boom’ dos smartphones e das aplicações, convém rever as autorizações que cada app tem, uma vez que podem ter acesso a, por exemplo, contactos. Se alguma app lhe pede uma autorização que, para si, não lhe faz sentido, pense antes de instalar.

É importante estar atento a eventuais pedidos para fazer reset da password, por exemplo, uma vez que pode ser um esquema de phishing. Por vezes, através de um email aparentemente legítimo, é apresentado um site semelhante ao real a pedir para dar a password e nome de utilizador.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório