Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

As três questões sobre a encriptação do WhatsApp

Há potenciais ‘problemas’ em relação à encriptação que o WhatsApp diz ter.

As três questões sobre a encriptação do WhatsApp
Notícias ao Minuto

08:43 - 05/05/16 por Rui Damião

Tech Mensagem

Aike Müller, fundador da Keezel, levanta três potenciais ‘problemas’ em relação à encriptação do WhatsApp, através de um artigo na VentureBeat.

Um deles diz respeito aos metadados, que o WhatsApp continua a manter guardados. Isto significa que, ainda que o conteúdo das mensagens não possa ser acedido por ninguém, nem mesmo o WhatsApp, os números de telefone envolvidos, alturas das chamadas e das mensagens continuam a ser armazenados. Essa informação pode ser o necessário para criar o perfil de alguém, e esses dados podem ser dados às forças de segurança.

Outro problema é o Facebook, a empresa que, em 20147, comprou o WhatsApp. Ressalvando que já usou os anúncios do Facebook, Müller mostra-se preocupado com a rede social, que é conhecida por mostrar os ‘anúncios certos’ aos utilizadores, e isso pode ser um problema para o WhatsApp. O serviço de mensagens poderá mesmo estar a trabalhar numa função que iria pedir aos utilizadores para partilharem as suas informações de conta do WhatsApp com o Facebook.

Por fim, o terceiro problema prende-se com o dinheiro. Para já, o serviço de mensagens não tem qualquer tipo de fonte de receitas, nem publicidade, nem a pequena taxa que tinha antes. A empresa afirma que não vai dar anúncios aos utilizadores, mas que vai abrir a plataforma às empresas para facilitar a vida dos utilizadores (por exemplo, encomendar uma pizza).

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório