Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Protótipo quer percorrer mil quilómetros com um litro de gasolina

Uma equipa do Instituto Politécnico de Viseu construiu um protótipo que vai tentar percorrer mil quilómetros com apenas um litro de gasolina, na Shell Eco-Marathon, que terá lugar em Le Mans (França), de dia 13 a 15.

Protótipo quer percorrer mil quilómetros com um litro de gasolina
Notícias ao Minuto

15:30 - 04/05/16 por Lusa

Tech Viseu

"O nosso objetivo passa por fazer mil quilómetros com um litro de gasolina, numa pista muito difícil e na qual tenho sérias dúvidas de que alguma equipa consiga atingir esta marca. Pretendemos ficar nos primeiros lugares", revelou o professor do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), Alexandre Aibéo.

Em declarações à agência Lusa, o docente explicou que a equipa "IPV Green Racers" - composta por seis estudantes do curso de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial e dois professores - vai concorrer na modalidade de protótipos, com um veículo "praticamente todo novo".

"Apenas a carroçaria foi recuperada e é um carro completamente redesenhado no seu interior, desde a transmissão, direção, automação. E a parte elétrica foi feita de raiz. É um veículo em fibra de carbono, o que o torna mais resistente e leve que o anterior, que era em fibra de vidro: apresenta surpresas, algumas à espera de serem patenteadas", descreveu.

O IPV participa quase ininterruptamente desde 1999 nesta competição, tendo conseguido a sua melhor marca em 2013, em que percorreram 830 quilómetros com um litro de gasolina.

Este ano, para além de um protótipo novo, o IPV vai competir com uma equipa nova, que encontrará também um circuito novo de kart, que possui "um trajeto muito difícil de pilotar".

"Serão 40 equipas em prova em estrada, ao mesmo tempo, todos à procura da melhor trajetória com o menor consumo", destacou.

Outra das novidades deste ano é também a parceria com a Bizdirect, que, para além da 'almofada' financeira, "empresta uma roupagem tecnológica que vai permitir dar um outro salto".

Para o CEO da Bizdirect, João Mira Santiago, este é um protótipo em que depositam muitas expectativas.

"O nosso grande objetivo é o pódio. A iniciativa que encontrámos no Departamento de Engenharia Mecânica do IPV é absolutamente pioneira em termos da forma como uma instituição de ensino superior do interior se posiciona perante um mercado competitivo internacional, atendendo que a equipa de Viseu vai competir numa prova com 40 equipas europeias", concluiu.

A Shell Eco-Marathon vai ter lugar em Le Mans, em França. Para além da equipa do IPV, participa ainda na prova uma outra equipa portuguesa da Universidade da Beira Interior (UBI).

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório