Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Saiba como organizações terroristas usam a tecnologia para seu proveito

Organizações como o Daesh assentaram o seu crescimento ao recrutar novos membros através de plataformas digitais.

Saiba como organizações terroristas usam a tecnologia para seu proveito
Notícias ao Minuto

11:42 - 29/04/16 por Miguel Patinha Dias com Elsa Pereira

Tech Crescimento

Um dos motivos que torna organizações terroristas como o Estado Islâmico, ou Daesh, tão temíveis aos olhos da sociedade vai além dos seus atentados e está no seu alcance que se estende através de todo o mundo através das plataformas digitais.

Nota o The Conversation que tem sido através da internet, redes sociais e aplicações de mensagens que o Daesh tem feito grande parte dos seus recrutamentos, através de propaganda e aliciando diretamente internautas interessados em juntar-se às suas causas.

Por esta altura é claro que esta organização terrorista adotou a tecnologia como parte integrante da sua forma de funcionar mas como o faz? Saiba os principais métodos de atuação em baixo.

Chamar a atenção – Redes sociais

Os primeiros contatos entre recrutadores e possíveis interessados são feitos através de redes sociais e das suas mensagens curtas, imagens e vídeos, capaz de chegar de forma rápida a uma grande quantidade de pessoas. O mesmo método é aplicado para reclamar a autoria destes ataques, mensagens que para muitos apoiantes podem servir como um argumento aliciante para também eles se juntarem.

Discussão – Fóruns

Ao contrário das redes sociais os fóruns permitem deixar mensagens longas, com argumentos detalhados sobre os motivos para aderir a uma organização terrorista. Os fóruns não estão limitados pela atualidade, uma vez que as suas mensagens podem ser vistas a qualquer altura por qualquer pessoa ligeiramente interessada no assunto. Aqui tem lugar uma propaganda mais profunda onde são colocados frente-a-frente os seus ideais contra os de culturas diferentes.

Planeamento – Telemóveis descartáveis

Nos atentados terroristas de Paris foi descoberto que os autores utilizaram telemóveis descartáveis para conduzir as operações e sincronizar os vários ataques, sendo também uma forma segura de entrar em contacto com possíveis membros e marcar encontros que ficam à margem do conhecimento da polícia.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório