'Igreja' do Facebook organiza festival de música no Porto

Um grupo do Facebook, devoto da música, vai organizar no Hard Club, do Porto, entre os dias 19 e 20 de Abril, o Phestival, o primeiro festival do género de que há registo.

DR
Tech Rede social 21:23 - 21/03/13

'Igreja Universal dos Fazedores de Bonitas Listas Musicais dos Últimos Dias' é nome completo do grupo, com mais de quatro mil membros e cumpre há três anos o ritual de, todas as noites, à meia-noite, dar um mote aos membros para que eles publiquem um vídeo sobre o tema proposto.

PUB

Este grupo, também nomeado pela sigla IUFBLMUD, decidiu agora sair do universo virtual e organizar um festival, designado o Phestival, durante o qual irão actuar bandas como os Malcont, Jameson Blair, Denário, o Abominável, Tallowate, Our New Lie, Blaze & The Stars e Olavo Lupia. Cada banda tem pelo menos um elemento que faz parte do IUFBLMUD.

O vocalista dos Tallowate, Eduardo Fernandes, está desde o início no grupo, também conhecido por Igreja. “Devo estar no ‘top tem’ dos mais assíduos e é com imenso agrado que participo neste festival”, afirmou.

“Acima de tudo por estar a promover bandas de um escalão deveras diminuto e, uma vez que os Tallowate são apologistas da estética "do-it-yourself", a satisfação é redobrada”, comenta sobre a participação da sua banda, que começou a sua actividade em Outubro de 2007.

O recrutamento das bandas aconteceu através de um anúncio no grupo IUFBLMUD, permitindo a inscrição de qualquer pessoa que quisesse mostra as suas capacidades musicais.

Do cartaz constam ainda quatros duplas de DJ: Pesos Pesados + Ivo T & Mar Superior (19 de Abril) e Fina Y Segura + Mr. Sexxxy Luv & Puto (20 de Abril), todas na companhia do VJ Pixel Bitch.

O programa ficará completo com uma espécie de ‘jam-session-traz outro-amigo-também-e-mete-discos’, que animará o jardim do Radio Bar, no Porto, entre as 17h00 e as 19h00 do dia 20.

O grupo que, nos últimos dias, escolheu motes como ‘presidente ou dinossauro’ no título ou na letra da música, músicas sobre circo, após o resultado das eleições em Itália, ou ‘música para dar um concerto privado ao pai’, tem algumas regras básicas como a dos membros não poderem repetir as músicas que já foram postadas.

Se alguém repete uma música um ‘irmão’ (membro) ou um ‘bispo’ (administrador do site) assinala o facto escrevendo “peixe” nos comentários, numa homenagem à ‘Fish Slapping Dance’ criada pelos comediantes Monty Python. Por essa razão um peixe é a figura de destaque no cartaz do festival.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS