Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

'Igreja' do Facebook organiza festival de música no Porto

Um grupo do Facebook, devoto da música, vai organizar no Hard Club, do Porto, entre os dias 19 e 20 de Abril, o Phestival, o primeiro festival do género de que há registo.

'Igreja' do Facebook organiza festival de música no Porto
Notícias ao Minuto

21:23 - 21/03/13 por Lusa

Tech Redes Sociais

'Igreja Universal dos Fazedores de Bonitas Listas Musicais dos Últimos Dias' é nome completo do grupo, com mais de quatro mil membros e cumpre há três anos o ritual de, todas as noites, à meia-noite, dar um mote aos membros para que eles publiquem um vídeo sobre o tema proposto.

Este grupo, também nomeado pela sigla IUFBLMUD, decidiu agora sair do universo virtual e organizar um festival, designado o Phestival, durante o qual irão actuar bandas como os Malcont, Jameson Blair, Denário, o Abominável, Tallowate, Our New Lie, Blaze & The Stars e Olavo Lupia. Cada banda tem pelo menos um elemento que faz parte do IUFBLMUD.

O vocalista dos Tallowate, Eduardo Fernandes, está desde o início no grupo, também conhecido por Igreja. “Devo estar no ‘top tem’ dos mais assíduos e é com imenso agrado que participo neste festival”, afirmou.

“Acima de tudo por estar a promover bandas de um escalão deveras diminuto e, uma vez que os Tallowate são apologistas da estética "do-it-yourself", a satisfação é redobrada”, comenta sobre a participação da sua banda, que começou a sua actividade em Outubro de 2007.

O recrutamento das bandas aconteceu através de um anúncio no grupo IUFBLMUD, permitindo a inscrição de qualquer pessoa que quisesse mostra as suas capacidades musicais.

Do cartaz constam ainda quatros duplas de DJ: Pesos Pesados + Ivo T & Mar Superior (19 de Abril) e Fina Y Segura + Mr. Sexxxy Luv & Puto (20 de Abril), todas na companhia do VJ Pixel Bitch.

O programa ficará completo com uma espécie de ‘jam-session-traz outro-amigo-também-e-mete-discos’, que animará o jardim do Radio Bar, no Porto, entre as 17h00 e as 19h00 do dia 20.

O grupo que, nos últimos dias, escolheu motes como ‘presidente ou dinossauro’ no título ou na letra da música, músicas sobre circo, após o resultado das eleições em Itália, ou ‘música para dar um concerto privado ao pai’, tem algumas regras básicas como a dos membros não poderem repetir as músicas que já foram postadas.

Se alguém repete uma música um ‘irmão’ (membro) ou um ‘bispo’ (administrador do site) assinala o facto escrevendo “peixe” nos comentários, numa homenagem à ‘Fish Slapping Dance’ criada pelos comediantes Monty Python. Por essa razão um peixe é a figura de destaque no cartaz do festival.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório