Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Investigador português desenvolve carros elétricos com apoio do Canadá

Um professor português a lecionar numa universidade canadiana vai receber um financiamento do Governo Federal de 500 mil dólares (340 mil euros) para desenvolver projetos em carros elétricos, disse o próprio à Lusa.

Investigador português desenvolve carros elétricos com apoio do Canadá
Notícias ao Minuto

08:59 - 21/03/16 por Lusa

Auto Projeto

"Esta distinção representa a possibilidade de fazer investigação que me era de todo impossível em Portugal pela falta de financiamento dada a pesquisa em áreas mais conexas com a insonorização de produtos e num domínio em que fiz o meu doutoramento, que é na área de veículos elétricos", disse à agência Lusa João Pedro Trovão.

O professor, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra, está a lecionar no Canadá desde novembro de 2014, na Universidade de Sherbrooke, no sul do Quebeque.

João Pedro Trovão vai receber 500 mil dólares canadianos de Otava, num financiamento de um programa de pesquisa para os seus projetos denominado 'Canada Research Chair in Efficient Electric Vehicles with Hybridized Energy Storage Systems', que tem como objetivo "atrair para o Canadá investigadores de referência mundial".

Para João Pedro Trovão, este financiamento vai permitir desenvolver trabalhos na área dos veículos elétricos multi-fontes e multi-sistemas de armazenamento de energia no sentido de "maximizar a sua autonomia e potenciar também a utilização da energia verde produzida essencialmente no Quebeque".

O também antigo vereador da Câmara Municipal de Coimbra sublinhou ainda a importância de o Quebeque ser "uma das províncias que produz muito da sua energia a partir de energias renováveis", nomeadamente a hídrica, tendo um programa para "eletrificação dos transportes bastante intenso", indo ao encontro deste financiamento.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, numa carta enviada ao professor João Pedro Trovão, a que a agência Lusa teve acesso, felicitou o docente português pelo seu trabalho.

"Este reconhecimento atribuído representa a importância da sua investigação para o futuro do Canadá. É a prova do seu rigor intelectual, do seu compromisso com a excelência na investigação e a influência do seu trabalho no avanço do conhecimento", referiu Justin Trudeau.

O líder liberal frisou ainda o reconhecimento do Governo no papel importante que o "conhecimento científico deve desempenhar na escolha das políticas".

"Deve orgulhar-se das ideias inovadoras, um líder no seu campo que está a contribuir para fazer da nossa sociedade melhor", salientou o primeiro-ministro.

A Universidade de Sherbrooke tem vindo a desenvolver trabalhos no campo da investigação de veículos elétricos e tem um centro de estudos ligados a esta temática em parceria com a Bombardier Recreational Products.

Este financiamento será importante para dar continuidade à investigação do docente no Departamento de Engenharia Elétrica da universidade.

O trabalho de João Pedro Trovão baseia-se no desenvolvimento de sistemas de energia e propulsão de alta eficiência para tornar os veículos elétricos mais eficientes e mais autónomos.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório