Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

'Mochila virtual' portuguesa conquista prémio europeu

Uma ‘mochila virtual’, desenvolvida por um grupo de quatro alunos portugueses do ensino secundário, conquistou o primeiro prémio numa competição internacional, no âmbito de um projecto apoiado pela União Europeia que promove a educação para o empreendedorismo.

'Mochila virtual' portuguesa conquista prémio europeu
Notícias ao Minuto

20:51 - 18/03/13 por Lusa

Tech Alunos

A plataforma digital ‘Virtual Bag’ (mochila virtual ou mochila digital, na tradução em português), apresentada na competição em Riga, na Letónia, foi projectada por um grupo de alunos do Colégio Luso Internacional de Braga e conquistou o galardão máximo no concurso onde participaram mais de 200 jovens alunos do ensino secundário de 21 países europeus, e que decorreu entre 13 e 15 de Março.

A “mochila digital”, desenvolvida pela equipa lusa ‘Big Bang Enterprise’, pretende substituir a tradicional mochila, ao disponibilizar, numa plataforma digital, as ferramentas necessárias ao quotidiano escolar de alunos e professores, como livros, cadernos, fichas de avaliação, e outras.

O projecto da ‘mini-empresa’ criada em contexto escolar pela equipa portuguesa distinguiu-se entre os apresentados na competição, em Riga, por 46 empresas semelhantes.

Na ‘JA-YE (Junior Achievement – Young Enterprise) Europe Trade Fair 2013’, uma iniciativa reconhecida pela Comissão Europeia como uma boa prática na educação para o empreendedorismo, os alunos em competição puderam experienciar o ambiente empresarial, sendo convidados a desenvolver todo o projecto de criação de um produto, desde a captação de capital para investimento, desenvolvimento e colocação do produto no mercado e pagamento de dividendos aos accionistas, adquirindo, desta forma competências em gestão, contabilidade, marketing, entre outras áreas.

A Junior Achievement é uma organização que se apresenta como não tendo fins lucrativos, e que pretende desenvolver nos jovens, e desde muito cedo, o gosto pelo risco, o empreendedorismo, a criatividade e a inovação.

A organização foi criada em 1919 nos Estados Unidos da América e está presente em Portugal desde 2005, com o objectivo de estabelecer pontos entre a comunidade escolar e o mundo empresarial.

Ainda de acordo com a Junior Achievement, em sete anos lectivos em Portugal, mais de 135 mil alunos, 6.500 voluntários e 6.500 professores já participaram em programas da Junior Achievement Portugal.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório