Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Nova inteligência artificial sussurra informações ao utilizador

A Universidade de Carnegie Mellon decidiu dar à sua plataforma o nome do mensageiro de Deus, o anjo Gabriel.

Notícias ao Minuto

10:26 - 02/12/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Gabriel

Há cada vez mais empresas tecnológicas a desenvolver as suas próprias inteligências artificais e nem as universidades parecem ficar indiferentes a esta que promete ser uma das tendências para o próximo ano.

A mais recente vem da Universidade de Carnegie Mellon, nos EUA, e dá pelo nome de Gabriel, um nome simbólico uma vez que tal como o anjo mensageiro de Deus na religião católica, esta inteligência artificial dá instruções sonoras ao utilizador como um sussurro.

Os primeiros testes envolvem construções com peças Lego e até jogar ping-pong, com a Gabriel a dizer ao utilizador para que lado é que deve lançar a bola. Esta demonstração foi feita com recuso ao Google Glass e pode ser vista acima.

Todavia, apesar de estas serem demonstrações interessantes do potencial da tecnologia, o objetivo da investigação é dar aos doentes de Alzheimer uma forma de interagirem com o mundo que os rodeia. Como refere o Engadget, a Gabriel poderia dizer ao utilizador o nome da e outros detalhes de uma pessoa que se apresente à sua frente.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório