Sem que nada o pudesse prever, foi apurado que os pombos conseguem identificar cancro com capacidades para melhorar essa perceção.
Conta o Discover Magazine que a descoberta foi feita num estudo conjunto das Universidades da Califórnia e do Iowa, onde os investigadores verificaram que pombos sem qualquer treino foram capazes de identificar cancro com uma taxa de sucesso de 50%. Aos referidos pombos foram mostradas imagens de tecidos com cancro benignos e malignos com três níveis e diferentes orientações e brilho. Os pombos tinham apenas de bicar retângulos amarelos ou azuis para dar a sua resposta.
Surpreendentemente, foi também apurado que estes pombos podem ser treinados para aumentar exponencialmente as suas capacidade de identificar tipos de cancro. Quando premiados se identificassem corretamente, os pombos conseguiram ter uma taxa de sucesso de 85% após 14 dias de treino e de 99% quando as decisões eram tomadas enquanto grupo.
A investigação ainda está a ser desenvolvida mas é de esperar que a descoberta sirva para os responsáveis criarem novas técnicas de imagiologia que ajudem a melhorar a eficácia na hora de identificar estes casos.