Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Saiba como podem os Anonymous combater o Estado Islâmico

O conhecido grupo de hackers icónicos pelo uso de máscaras do soldado inglês Guy Fawkes declarou-se em guerra com o grupo terrorista com origem na Síria.

Saiba como podem os Anonymous combater o Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

10:08 - 17/11/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Ataque

Os recentes ataques terroristas em França por parte do Estado Islâmico motivaram a declaração de guerra do grupo de hackers Anonymous, que prometeram “ataques informáticos numerosos”.

Todavia, o Estado Islâmico já veio a público desvalorizar estas ameaças, reduzindo as ações que o grupo de hackers pode tomar a apenas bloquear contas de Twitter. Todavia, o Business Insider reuniu algumas táticas usadas pelos Anonymous em iniciativas anteriores que podem indicar o que grupo pode ter planeado para um futuro próximo.

Revelação de informação privada do Estado Islâmico

Os membros do Anonymous podem tomar controlo dos servidores privados do Estado Islâmico e roubar planos de ataques futuros e outras informações vitais para a organização, permitindo assim aos alvos visados prepararem-se de antemão.

Revelação de identidades dos respetivos membros

Ao aceder aos servidores privados do Estado Islâmico o Anonymous pode também tomar conhecimento das identidades de todos os seus membros, o que facilitaria a sua identificação em postos de controlo e deitaria por terra a atual abordagem da organização terrorista baseada na criação de pequenas células.

Encerrar servidores

No passado o grupo Anonymous ficou conhecido por ataques informáticos em que encerrou os servidores de organizações e grandes empresas, o que, no caso do Estado Islâmico tornaria inutilizável toda a plataforma da organização.

Tomar controlo de contas de redes sociais

É sabido que os membros do Estado Islâmico usam as redes sociais e aplicações de mensagens para comunicarem entre si. Há várias formas de tomar controlo de contas deste tipo, seja direta como indiretamente e é provável que seja um dos rumos a tomar pelo Anonymous.

Limpar motores de busca de termos relacionados

O algoritmo do Google tenta constantemente associar um contexto a uma pesquisa, uma abordagem que o Anonymous poderia utilizar quando empregue em massa e redirecionar os resultados de pesquisas de, por exemplo, recrutamento para o Estado Islâmico para outros assuntos. Isto dificultaria muito mais aos interessados em juntarem-se à organização terrorista.

Inundar serviços de chamadas do Estado Islâmico

Há um departamento do Estado Islâmico responsável pelo atendimento de chamadas encriptadas. Recorrendo a serviços digitais, o Anonymous poderia debilitar este tipo de comunicações da organização.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório