Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Candidaturas ao fundo de inovação da Google arrancam hoje

A primeira candidatura ao fundo de inovação da Google, fruto da parceria com 11 organizações de media para apoiar o jornalismo de excelência por via da tecnologia e inovação, arranca hoje e financia projetos até um milhão de euros.

Candidaturas ao fundo de inovação da Google arrancam hoje
Notícias ao Minuto

14:31 - 22/10/15 por Lusa

Tech Investimento

A Google tinha apresentado em abril a Digital News Initiative (DNI), com um fundo de inovação de 150 milhões de euros, uma iniciativa aberta a todos os envolvidos na indústria europeia de notícias no ambiente digital e, segundo a tecnológica, "desde o seu lançamento mais de 120 organizações solicitaram participação no projeto", de acordo com informação disponibilizada no blogue oficial.

"Hoje vamos abrir candidaturas ao fundo de inovação DNI", afirmou o responsável pelo fundo, Ludovic Blecher, no blogue oficial, referindo que "a ambição e o objetivo são arrojados: desencadear um novo pensamento - que pode vir de qualquer local do ecossistema de notícias - que proporcione às organizações e empresas de notícias de todas as dimensões espaço para experimentarem novas coisas".

Para o efeito, a Google reservou 150 milhões de euros, que estão disponíveis em forma de subsídios, ao longo dos próximos três anos.

"Anualmente haverá, pelo menos, dois períodos de candidaturas", refere a Google, sendo que "a primeira inicia-se hoje e encerra no dia 04 de dezembro" e o próximo está previsto para a primavera de 2016.

De acordo com a tecnológica, os projetos candidatos ao financiamento - que pode ir até ao máximo de um milhão de euros - têm de demonstrar "novas abordagens nas práticas do jornalismo digital", apoiar o desenvolvimento de novos modelos de negócio ou até "mudar a forma como os utilizadores consomem notícias digitais, podendo ser experimentais, embora seja exigido "objetivos bem definidos e uma componente digital significativa".

Além disso, "não existe a obrigatoriedade de utilizar qualquer produto Google", refere.

As candidaturas estão abertas a todos os 'publishers' no mercado, atores puramente digitais, 'startups' de notícias, parcerias colaborativas e a indivíduos baseados na União Europeia e na Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA).

O financiamento está dividido em três categorias: no caso de protótipos, cuja as candidaturas estão abertas a organizações e a indivíduos que estejam elegíveis, o subsídio pode ir até 50.000 euros.

"Estes projetos deverão estar numa fase muito inicial que seja necessário desenvolver o conceito e testar os pressupostos", refere a Google, adiantando que estas candidaturas serão avaliadas "rapidamente" e serão financiadas a 100% do custo total.

A segunda categoria visa os projetos médios, cujos incentivos podem ir até aos 300.000 euros e está aberto a organizações.

"Aceitaremos pedidos de financiamento até 70% do custo total do projeto", refere.

Relativamente aos grandes projetos, este é aberto a grandes organizações que requeiram financiamento superior a 300.000 euros.

"Aceitaremos pedidos de financiamento até 70% do custo total do projeto" e o "financiamento máximo é de um milhão de euros", adianta a Google.

"São aceites exceções ao limite de um milhão de euros no caso dos projetos grandes que sejam colaborativos (internacionais, setoriais e envolvendo múltiplas organizações) ou que tenham um benefício significativamente grande e alargado para todo o ecossistema de notícias".

As candidaturas são feitas através da página eletrónica da DNI e deverão ser apresentadas em inglês.

Entre os membros do conselho do fundo está João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa e presidente do conselho do fundo de Inovação DNI.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório