Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Dependência do Facebook e Google assusta governos

Falhas consecutivas da rede social e do Skype foram suficientes para lançar ‘caos’ online.

Dependência do Facebook e Google assusta governos
Notícias ao Minuto

17:05 - 08/10/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Redes Sociais

Recentemente o Facebook esteve ‘em baixo’ por duas vezes num curto período de tempo, numa delas por mais de uma hora, o que fez com que a maioria das pessoas se visse impedida de aceder aos seus perfis e negócios dependentes da rede social perdessem várias oportunidades de visualização.

O caso não é único do Facebook e também se pode encontrar no Skype, recentemente inoperativo durante quase um dia. A Google também ‘culpada’ uma vez que o seu centro de dados na Bélgico perdeu além de qualquer recuperação cerca de 0.000001% dos dados que detinha.

É esta dependência de plataformas como as redes sociais e aplicações de mensagens que está a preocupar várias entidades governamentais, que criticam a falta de alternativas em caso de falha geral resultante de um ataque cibernético em larga escala.

Como refere o TheNextWeb, uma das vozes que mais se fez ouvir sobre este assunto foi a do antigo secretário da defesa dos EUA, William Cohen, que alertou que a possibilidade de um ataque de EMP (disparo eletromagnético) “não é uma questão de ‘se’ mas de ‘quando’ acontecerá”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório