Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Computador pode prever se alguém vai ter esquizofrenia

Estudo da Universidade da Columbia e da IBM conseguem determinar se jovens poderão ter esquizofrenia através da análise da fala. Investigadores dizem que tem uma precisão de 100%.

Computador pode prever se alguém vai ter esquizofrenia
Notícias ao Minuto

06:31 - 01/09/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Estudo

De acordo com um estudo publicado por investigadores da Universidade de Columbia, Estados Unidos, é possível prever se jovens em risco vão desenvolver doenças psicóticas num período de dois anos e meio, com 100% de precisão, apenas pela forma como falam.

De acordo com o Mashable, o modelo computacional, que usa o IBM Watson, consegue ultrapassar outras tecnologias como bio marcadores e neuro imagens, por exemplo. Os investigadores usam um algoritmo de raiz para avaliar a fala. A análise semântica mede a coerência e dois marcadores sintáticos da complexidade da fala.

Segundo Guillermo Cecchi, investigador da IBM e entrevistado pelo Mashable, “as medidas de complexidade e coerência são separados e não relacionados um com o outro. De qualquer forma, a simples incoerência entre sintaxe e semântica tendem a agregar a esquizofrenia”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório