Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Guimarães vai alterar 37 mil luminárias por tecnologia LED até 2017

A Câmara Municipal de Guimarães vai investir 10 milhões de euros para substituir 37 mil luminárias da rede de iluminação pública no concelho por tecnologia LED até ao final de 2007, anunciou hoje a autarquia.

Guimarães vai alterar 37 mil luminárias por tecnologia LED até 2017
Notícias ao Minuto

11:11 - 05/08/15 por Lusa

Tech Renovação

O município arrancou esta semana com a primeira fase da "remodelação da rede de iluminação pública no concelho, que passará a utilizar tecnologia LED até ao final de 2017, ano em que será apresentada a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020, lê-se num comunicado enviado à comunicação social.

A alteração da rede de luz pública num espaço de dois anos "representará significativa poupança energética", na ordem dos 60%, e uma "redução efetiva da percentagem de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera, assume a autarquia na mesma nota de imprensa.

A nova iluminação vai abarcar todo o concelho, abrangendo primeiro o território citadino e depois as vilas e todas as freguesias daquele município.

Até ao final do próximo mês de setembro vão ser substituídas 25 colunas e colocadas 46 luminárias na Avenida de Dom João IV, na Rua Cónego Gaspar Estácio vão ser instaladas 17 novas luminárias, na Rua Abade Tagilde são alteradas dez e na Avenida Combatentes Grande Guerra vão ser substituídas nove.

Ainda em 2015, proceder-se-á à instalação de luminárias na Avenida José Sampaio (23), Rua Capitão Alfredo Guimarães (16), Rua da Rainha (12), Rua Dr. Joaquim Meira (9), Rua Dr. João Antunes Guimarães (7), Rua Conde D' Arnoso (7), Praceta Guilherme Faria (7) e rotunda da Rua Dr. Rua José Sampaio (2).

As lâmpadas LED têm um maior Rendimento Luminoso Útil que as lâmpadas economizadoras de energia ou as lâmpadas de vapor de sódio, tradicionalmente utilizadas nos sistemas de iluminação pública. Adicionalmente, as lâmpadas LED oferecem oito vezes mais iluminação que as lâmpadas incandescentes, lê-se num sítio da Internet sobre produtos e serviços de iluminação LED.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório