Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Está a ser desenvolvido relógio inteligente para cegos

Uma startup da Coreia do Sul quer comercializar aparelhos tecnológicos especiais para cegos, começando por um relógio cujo mostrador suporta Braille.

Está a ser desenvolvido relógio inteligente para cegos
Notícias ao Minuto

09:43 - 30/07/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Braille

Considerando que os cegos estão entre os mais prejudicados com os últimos avanços tecnológicos, apoiados sobretudo em meios visuais, uma startup sul-coreana, a Dot, está a trabalhar para colmatar esta falha ao desenvolver um relógio inteligente.

Como refere o Geek, este relógio liga-se via Bluetooth 4.0 ao smartphone ou ao tablet e permite ao utilizador ler mensagens, e-books ou direções que o seu dispositivo tiver. Para tal, o mostrador do relógio é transformável para suportar Braille, com vários pontos a surgirem para compreensão do utilizador.

O mostrador suporta quatro células com seis pontos cada, com a velocidade a que vão surgindo a ser regulável pelo utilizador, que pode escolher de um até 100 hertz.

“Até agora se recebesses uma mensagem em iOS da tua namorada, por exemplo, tinhas de ouvir a Siri a lê-la com aquela voz, o que é impessoal. Não preferias lê-la tu ouvir a voz da tua namorada na tua cabeça?” comentou o CEO da Dot, Eric Ju Yoon Kim.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório