Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Há mais de 440 mil novos programas 'malware' em 2015

Mais de 440.000 novos programas maliciosos ('malware') para Android foram descobertos no primeiro trimestre de 2015, mais 21% relativamente a 2014, com cerca de 5.000 novas amostras de "malware" detetadas diariamente, segundo dados hoje divulgados.

Há mais de 440 mil novos programas 'malware' em  2015
Notícias ao Minuto

11:17 - 07/07/15 por Lusa

Tech Android

Em média, é registado pelos especialistas um novo código malicioso a cada 18 segundos, sendo que mais de metade estão projetados para roubar dinheiro, revela o último relatório trimestral sobre segurança na Internet do GData, no qual se incluem ainda as possíveis tendências para o resto do ano.

Os cibercriminosos estão a adaptar as suas ameaças a uma nova era de compras e operações financeiras, cada vez mais realizadas a partir de dispositivos móveis, noticia a agência espanhola Efe.

Segundo o GData, mais de 50% do "malware" para Android, um sistema operativo da Google, tem uma motivação estritamente económica.

Os cibercriminosos aproveitam ainda as subscrições online a serviços de chamadas ou SMS Premium para realizarem chantagens através de "ransomware", um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infetado e que cobra um valor de "resgate" para que esse acesso possa ser restabelecido, e para intercetarem dados durante processos de transferência de dinheiro.

O GData prevê, para o resto deste ano, que o número de novas ameaças "crescerá significativamente".

Segundo o relatório, a indústria do cibercrime pretende colocar em circulação "malware" especificamente projetado para atacar o Android, devido ao seu "crescimento exponencial" e à sua consolidação como sistema operativo "predominante".

Com o fenómeno crescente de conexão entre tudo, qualquer dispositivo inteligente será suscetível de ser atacado, sejam carros, aparelhos de ar condicionado, frigoríficos, relógios ou outros.

Os investigadores deparam-se todos os dias "com mais falhas de segurança" nestes novos aparelhos e equipamentos conectados.

Em muitos casos, estes dispositivos controlam-se com telefones "inteligentes" e tablets, pelo que, além de serem vítimas de ataques, também são suscetíveis de ser utilizados como "vetor de infeção" desses outros dispositivos híper conectados, segundo os especialistas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório