Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Cuba abre primeiros espaços wi-fi ao público

O Governo cubano anunciou hoje a abertura, a partir de julho, de 35 espaços wi-fi ao público, uma estreia nesta ilha onde o acesso à internet ainda é estritamente controlado.

Cuba abre primeiros espaços wi-fi ao público
Notícias ao Minuto

23:24 - 18/06/15 por Lusa

Tech Governo

Estes espaços vão ser abertos nas principais cidades do país, incluindo cinco em Havana, e constituem "uma primeira etapa num melhor acesso à internet" em Cuba, anunciou o diretor de comunicação do monopólio estatal para as telecomunicações 'Etecsa', Luis Manuel Diaz, ao diário oficial Juventude Rebelde.

As tarifas para a internet pública vão baixar para dois dólares (1,76 euro) por hora, acrescentou. Mas este preço, que continua a ser proibitivo para a maioria dos cubanos, não corresponde ainda ao "preço desejado", precisou.

Diaz não adiantou se as mesmas tarifas vão ser aplicadas nas zonas wi-fi.

Estas medidas são aplicadas no âmbito de uma estratégia do Governo cubano, anunciada em abril, e que visa permitir o acesso de "todos os cubanos" à internet no prazo de cinco anos, seguindo o plano 2020 da União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Para os países em desenvolvimento, a UIT recomenda que 50% da população tenha acesso à internet por um montante inferior a 5% do rendimento mensal.

Desde 2013, os cubanos têm acesso a 155 salas públicas de acesso à internet, onde a 'Etecsa' mantém desde fevereiro preços promocionais de 2,50 dólares/hora, uma descida relativamente ao preço habitual de 4,50 dólares/hora.

O salário médio dos cubanos ronda os 20 dólares (cerca de 18 euros) por mês.

Antes, os únicos acessos públicos à internet eram oferecidos por hotéis a preços ainda mais elevados (dez dólares por hora em média).

O serviço de acesso à internet em casa continua a ser reservado a algumas profissões como jornalistas, médicos e universitários.

De acordo com a UIT, apenas 3,4% das casas cubanas tinham acesso à internet em 2013.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório