Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Estudantes criam faróis anti encandeamento

A Universidade de Carnegie Mellon desenvolveu faróis de automóveis capazes de detetar automóveis e regular automaticamente a luz de modo a evitar encandeamento. Sistema pode ser aplicado a outras funções do automóvel.

Estudantes criam faróis anti encandeamento
Notícias ao Minuto

16:19 - 27/04/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Automóvel

Um dos problemas de conduzir à noite diz respeito às luzes dos faróis dos automóveis, que podem encandear os condutores que circulem em direcção contrária. Mas este problema está prestes a acabar com o sistema desenvolvido pelo instituto de robótica de Carnegie Mellon.

De acordo com o Engadget, estes faróis são capazes de detetar um automóvel e ajustar automaticamente a luz de forma a evitar encandeamento, contribuindo para mais segurança na estrada.

Apesar de ainda ser um protótipo, a equipa responsável por este sistema pretende incorporar ainda dados GPS com os quais será possível iluminar mais eficazmente a estrada em que se está a circular.

A equipa refere também que cada fabricante de automóvel poderá incorporar este sistema da forma que entender, uma vez que podem ser activadas mais funções do automóvel. Por exemplo, circulando a uma velocidade abaixo dos 80km é possível detetar animais na estrada e ativar o sistema de travagem.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório